18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

Votação de impeachment de Augusto Melo seguirá após inquérito policial

Compartilhe

O Conselho Deliberativo do Corinthians aguardará o final do inquérito policial para dar sequência a votação do impeachment de Augusto Melo. A informação foi confirmada pelo presidente do CD, Romeu Tuma Jr., em coletiva concedida nesta quarta-feira (7), no Parque São Jorge.

“Vamos esperar acabar o inquérito. Então, a gente tem que terminar. Quando acabar a inquérito, parece que agora está no fim. Se o inquérito demorar, nós vamos marcar também. O presidente foi acusado por infrações estatutárias”, disse Tuma Jr.

Leia Mais

  • Corinthians é o time mais endividado do Brasil; veja valores

    Corinthians é o time mais endividado do Brasil; veja valores

  • Corinthians 1 x 1 América de Cali: veja os gols do empate na Sul-Americana

    Corinthians 1 x 1 América de Cali: veja os gols do empate na Sul-Americana

  • Corinthians: Comissão de Justiça pede afastamento imediato de Augusto Melo

    Corinthians: Comissão de Justiça pede afastamento imediato de Augusto Melo

“Até o fim do mês, até o começo do mês que vem. A expectativa é essa. Fiquem tranquilos, votaremos”, informou.

Vale lembrar que o rito de impeachment é estatutário, e não tem ligação alguma com o processo criminal que vem sendo investigado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Dentro do Parque São Jorge, existem pedidos para que a votação seja feita apenas após o fim do inquérito, já que – teoricamente – os temas convergem.

A investigação da Polícia Civil sobre o caso VaideBet com o Corinthians deve ser encerrada nos próximos dias, ainda no começo de maio.

Augusto Melo, Marcelo Mariano e Sérgio Moura foram ouvidos pelo Delegado Tiago Fernando Correia, do DPPC, e Juliano Carvalho Atoji, Promotor de Justiça do GAECO.

Retomada da votação

No dia 20 de janeiro, o Conselho do Corinthians se reuniu no Parque São Jorge para votar o impeachment de Augusto Melo.

Após mais de quatro horas, a reunião foi suspensa depois do processo de admissibilidade do rito passar por 126 a 114.

Agora, essa reunião será retomada após o fim do inquérito policial instaurado.

A Comissão de Ética e o presidente ainda falarão antes da votação. Caso seja aprovado o afastamento dentro do Conselho Deliberativo, uma Assembleia Geral entre os sócios será marcada para ratificar ou não a decisão.

Pedidos de Impeachment

Augusto Melo responde por quatro processos de impeachment.

O primeiro foi em relação a VaideBet, que segue em curso e será retomado após o inquérito policial. O segundo é relacionado à falta de informações sobre pendências financeiras do Timão.

Na última segunda (5), Paulo Roberto Bastos, conselheiro, pediu o terceiro por conta da reprovação das contas do primeiro ano da atual gestão.

O quarto foi o pedido feito pela Comissão de Justiça do Corinthians na última terça-feira (7).

Entenda o caso

No dia 7 de janeiro de 2024, o Corinthians anunciou o maior contrato de patrocínio máster do futebol brasileiro com a casa de apostas VaideBet, com três anos de duração. Muito comemorado de início, o negócio foi ganhando detalhes e causou muita dor de cabeça aos torcedores corintianos.

Em meio a diversas polêmicas, em 7 de junho, após cinco meses, a patrocinadora decidiu rescindir o contrato com o clube do Parque São Jorge por conta da suspeita de um laranja no contrato firmado entre as partes.

Laranja?

A polêmica veio à tona após publicação do colunista Juca Kfouri, do portal Uol. A reportagem afirma que a empresa Rede Social Media Design LTDA, que intermediou o acordo entre a VaideBet e o Corinthians, repassou parte do valor da comissão (pago pelo clube) para outra organização.

A outra organização seria a Neoway Soluções Integradas em Serviços LTDA, empresa que tem como sócia Edna Oliveira dos Santos, mulher que mora em Peruíbe, no litoral de São Paulo, e afirmou, em entrevista ao Uol, desconhecer o caso.

Antes da rescisão, a VaideBet já havia enviado uma notificação extrajudicial sobre o suposto caso de “laranja” no acordo do clube com a organização. No documento, a empresa diz que as acusações violavam uma cláusula anticorrupção presente no contrato. O Corinthians enviou uma nota respondendo às alegações do suposto “laranja” no acordo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Votação de impeachment de Augusto Melo seguirá após inquérito policial no site CNN Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você