18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

Ministério das Mulheres cobra retratação por ataques a Marina: “Grave”

Compartilhe

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Marcia Lopes, nova ministra das Mulheres, concede coletiva de imprensa - Metrópoles
1 de 1 Marcia Lopes, nova ministra das Mulheres, concede coletiva de imprensa – Metrópoles – Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, classificou como “grave, lamentável, além de misógino” o episódio envolvendo a ministra Marina Silva e senadores, durante sessão na Comissão de Infraestrutura da Casa, e exigiu a retratação e responsabilização dos envolvidos nos ataques. Na ocasião, a titular do Meio Ambiente abandonou a audiência após se sentir desrespeitada por declarações dos parlamentares.


Entenda o que aconteceu

  • Marina Silva participou de uma audiência na Comissão de Infraestrutura no Senado Federal para debater a criação de unidades de conservação na região Norte. Durante a sessão, a ministra teve episódios seguidos de desentendimentos com senadores.
  • Omar Aziz questionou o trabalho realizado por Marina em relação a obra de pavimentação da BR-319, acusou a ministra de “atrapalhar” o desenvolvimento do país e questionou os dados ambientais apresentados pelo Ministério do Meio Ambiente.
  • Já Marcos Rogério (PL-RO), presidente do colegiado, cortou o microfone da ministra em diversos momentos. Ao ser confrontado por Marina, o senador disse: “Me respeite, ministra, se ponha no teu lugar”.
  • Senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que “a mulher merece respeito, a ministra não”. Marina então exigiu um pedido de desculpas, que não foi atendido e a ministra decidiu por se retirar do local.

Em nota, Márcia Lopes repudiou o caso. “Ela foi desrespeitada e agredida como mulher e como ministra por diversos parlamentares – em março, um deles já havia inclusive incitado a violência contra ela”, lembrou a ministra, citando o episódio em que o senador Plínio Valério falou em “enforcar” Marina.

“É um episódio muito grave e lamentável, além de misógino. Toda a minha solidariedade e apoio à Marina Silva, liderança política respeitada e uma referência em todo o mundo na pauta do meio ambiente. É preciso que haja retratação do que foi dito naquele espaço e que haja responsabilização para que isso não se repita”, cobrou a titular do Ministério das Mulheres.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Subtitulos [hide]

Veja também

Mais para você