20 julho, 2025
domingo, 20 julho, 2025

Vagas de estacionamento sob Minhocão vão virar Zona Azul. Saiba quando

Compartilhe

Milena Vogado/Metrópoles

Fotografia colorida de bolsão inaugurado pela Prefeitura de São Paulo com 4 vagas de estacionamento, sob o Minhocão. - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de bolsão inaugurado pela Prefeitura de São Paulo com 4 vagas de estacionamento, sob o Minhocão. – Metrópoles – Foto: Milena Vogado/Metrópoles

As vagas de estacionamento sob o Elevado João Goulart, o Minhocão, que foram inauguradas pela Prefeitura de São Paulo em 30 de abril, serão convertidas em Zona Azul a partir da próxima segunda-feira (2/6).

De acordo com a gestão municipal, esta é a segunda fase do projeto-piloto que instalou quatro vagas no canteiro central da Rua Amaral Gurgel, entre as ruas General Jardim e Major Sertório, no sentido Consolação, na região central de São Paulo.


Destino do Minhocão e construção do estacionamento

  • O destino do Minhocão se tornou um imbróglio entre o poder público e a população paulistana.
  • O Plano Diretor Estratégico de São Paulo prevê que a via seja desativada para carros até 2029.
  • Há duas ideias para o destino do Minhocão após a desativação: que ele seja demolido ou transformado em um parque linear.
  • De acordo com estudos prévios realizados pela CET, a demolição do Elevado é possível, mas implicará na “adequação do sistema viário existente”.
  • A autarquia indicou que nas ruas próximas, por exemplo, devem ser adotadas medidas pontuais, como a redução das áreas voltadas ao estacionamento, por exemplo.
  • Já para o presidente da Associação Parque Minhocão, Athos Comolati, a criação do parque é uma demanda da maioria que mora no entorno do Elevado.
  • “Nós temos sete mil assinaturas físicas. Desses sete mil que assinaram, que são frequentadores aos domingos, cerca de 90% são moradores da região”, ratificou.
  • Em meio ao imbróglio, a Prefeitura de São Paulo optou pela construção de bolsões de estacionamento para carros, o que teria uma motivação estética.
  • “Nossa ideia é tornar os espaços que estão feios em espaços bonitos”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na época da inauguração do estacionamento.
  • Segundo o vice-prefeito coronel Mello Araújo (PL), o objetivo da intervenção é achar alternativas para diminuir o descarte irregular de lixo embaixo do Minhocão.
  • A oposição, no entanto, classifica a medida de higienista, com o intuito de retirar os moradores de rua que vivem sob o viaduto.
  • O início das obras gerou reações negativas de movimentos ligados ao cicloativismo e vereadores da oposição, que alegam que a iniciativa vai retirar a ciclovia que passa pelo local. Contudo, a prefeitura nega.
  • “A gente pegou um pedaço, tem uma calçada larga que sobrou para ciclovia. Então não atrapalha em nada. A ciclovia permanece. Agora, tem a turma que para tudo reclama. Ninguém falou que não ia ter ciclovia”, disse o coronel Mello Araújo.
  • Na parte de cima, aberta para pedestres durante as madrugadas e os finais de semana, a via é palco de atividades físicas e culturais, além de abrigar bancos, espreguiçadeiras e jogos.

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (Semtra) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informaram que a Zona Azul funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

“A medida visa garantir maior rotatividade e disponibilidade de estacionamento no local”, afirmou a prefeitura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

São Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você