Ver essa foto no Instagram
Dois policiais militares do 8º BPM ficaram feridos após uma ocorrência que começou como ação de combate à poluição sonora e terminou em violência e tentativa de homicídio, no final da tarde do último domingo, 1º de junho, no bairro Parque Ecológico, em Porto Seguro.
A guarnição foi mobilizada por moradores incomodados com o barulho excessivo, que relataram perturbação do sossego. Ao chegar ao endereço, os policiais encontraram uma festa e solicitaram o encerramento do som. No entanto, a situação rapidamente fugiu do controle.
O dono do imóvel, identificado como Nilton Henrique Barreiro Silva, conhecido como “Faca Cega”, técnico em ar-condicionado, e outras pessoas presentes resistiram à abordagem policial. Em ato de confronto direto, dois policiais foram agredidos, sendo que um deles sofreu um golpe com garrafa de vidro.
Diante da escalada de agressões, um dos PMs precisou realizar um disparo de advertência para o alto, visando dispersar os agressores e proteger sua integridade física e a de seus colegas. Foi necessário o uso de força proporcional para conter os exaltados.
A aparelhagem sonora foi apreendida e um dos envolvidos, detido e apresentado na Delegacia da Polícia Civil, acabou flagranteado por tentativa de homicídio.
De acordo com a Polícia Militar, o imóvel é alvo recorrente de denúncias, com histórico de diversas chamadas por perturbação sonora. Os policiais já haviam comparecido ao mesmo local em ocasiões anteriores e solicitado, várias vezes, que o som fosse desligado, sem sucesso.
O episódio reacende o alerta para o desrespeito às normas de convivência urbana, a escalada da violência contra servidores públicos e a recorrente impunidade em casos de poluição sonora, que afetam diretamente a qualidade de vida da população.