18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

World Aquatics muda regulamento para impedir aumento de casos de doping

Compartilhe

A World Aquatics, entidade reconhecida pelo COI e responsável por administrar competições internacionais nos desportos aquáticos, introduziu um novo regulamento nesta terça-feira (3) que impedirá qualquer atleta ou oficial que apoie ou endosse o doping.

A ideia é impedir de competir ou ocupar qualquer cargo na área. A decisão vem depois que um nadador grego apoiado pelos Enhanced Games “quebrou” o recorde mundial.

Leia mais

  • Rival do Flamengo, Chelsea contrata promessa milionária para o Mundial

    Rival do Flamengo, Chelsea contrata promessa milionária para o Mundial

  • Bruno Fernandes recusa proposta milionária do futebol saudita

    Bruno Fernandes recusa proposta milionária do futebol saudita

  • Campo da Allianz Arena preocupa às vésperas de semifinal da Nations League

    Campo da Allianz Arena preocupa às vésperas de semifinal da Nations League

Com a ajuda do programa controverso, o grego Kristian Gkolomeev nadou os 50 metros livre masculino em 20,89 segundos, quebrando 0,02 segundos do recorde de longa data estabelecido pelo brasileiro Cesar Cielo em 2009.

Gkolomeev, que competiu em quatro Olimpíadas e ficou em quinto lugar na prova nos Jogos de Paris no ano passado com um tempo de 21,59 segundos, disse que ganhou “4,5 quilos extras de músculo” antes da tentativa.

A Enhanced Games se recusou a revelar quais “melhorias de desempenho” o jogador de 31 anos usou.

“Indivíduos que apoiam, endossam ou participam de eventos esportivos que adotam o uso de avanços científicos ou outras práticas… não serão elegíveis para ocupar cargos na World Aquatics ou para participar de quaisquer competições, eventos ou outras atividades da World Aquatics”, disse a World Aquatics.

As práticas podem incluir substâncias ou métodos proibidos.

“Essa inelegibilidade se aplicaria a funções como atleta, treinador, oficial de equipe, administrador, equipe de apoio médico ou representante governamental”, acrescentou o órgão regulador.

Os Enhanced Games operam sob o princípio de que proibir drogas que melhoram o desempenho em grandes competições não protege os atletas, mas sim sufoca seu desempenho, e convidam os atletas a participar da competição.

A Agência Mundial Antidoping condenou os Jogos Avançados como ” perigosos e irresponsáveis “, enquanto o campeão olímpico dos 50 metros livre, Cam McEvoy, disse que o tempo de Gkolomeev era ” irrelevante ” para o esporte.

“Aqueles que permitem o esporte dopado não são bem-vindos na World Aquatics ou em nossos eventos”, disse o presidente da World Aquatics, Husain Al Musallam.

“Este novo estatuto garante que possamos continuar a proteger a integridade das nossas competições, a saúde e a segurança dos nossos atletas e a credibilidade da comunidade aquática global.”

Os Enhanced Games marcaram sua competição inaugural para maio de 2026 em Las Vegas, com natação, atletismo e levantamento de peso na agenda.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você