19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

Vídeo: moradores do Irã relatam como foi ataque israelense

Compartilhe

Majid Saeedi/Getty Images

imagem colorida de Alvo bombardeado por Israel na capital do Irã, Teerã
1 de 1 imagem colorida de Alvo bombardeado por Israel na capital do Irã, Teerã – Foto: Majid Saeedi/Getty Images

Moradores da capital do Irã, Teerã, foram pegos de surpresa pelos ataques de Israel contra a região. A ofensiva israelense já dura dois dias e deixou, até o momento, ao menos 78 iranianos mortos e 320 feridos.

“Por volta das 3h da manhã, ouvimos uma explosão. A princípio, pensamos que fosse uma explosão de gás. Depois, nos levantamos e vimos todas as janelas quebradas. Fumaça e poeira enchiam a casa toda e não conseguíamos respirar”, disse Mohsen Salehi à Reuters.


Escalada

  • Depois de diversas ameaças, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã. O foco da operação foi o programa nuclear iraniano.
  • Ao longo da semana, a retórica militar entre os dois países aumentou. Há alguns dias, o governo iraniano afirmou que atacaria Israel caso seu programa nuclear fosse atingido.
  • O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear.
  • Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.

Veja:

De acordo com o iraniano, de 45 anos, um dos alvos atingidos pelos bombardeios israelenses morava próximo à sua residência. Ele, contudo, disse não saber quem foi a vítima do ataque.

“Somos pessoas normais e não tenho ideia de quem morava perto daqui e foi alvo [dos ataques]. Trabalhamos o dia todo. Só sabemos que o alvo estava a três ou quatro casas de distância”, relatou.

Desde o início da ofensiva de Israel, o governo iraniano confirmou importantes baixas nas principais fileiras militares do país. Entre eles, o ex-chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), Hossein Salami, e o antigo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do do Irã, Mohammad Bagheri. 

Além de alvos militares, os bombardeios israelenses também atingiram, e mataram, cientistas ligados ao programa nuclear do Irã.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Subtitulos [hide]

Veja também

Mais para você