18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

Análise: Ataque do Irã a Israel tem diferença com o de 2024

Compartilhe

O Irã intensificou seus ataques contra Israel utilizando mísseis balísticos em uma ofensiva mais contundente do que a ocorrida em 2024. Segundo análise de Lourival Sant’Anna, especialista em assuntos internacionais da CNN, a rapidez das munições empregadas nesta nova investida reduz significativamente o tempo de resposta e proteção.

“Esses ataques iranianos são mais contundentes porque eles são feitos com os mísseis balísticos”. Ele ressaltou que, diferentemente do ocorrido no ano passado, quando o Irã enviou primeiramente drones, seguidos de mísseis de cruzeiro e, por fim, mísseis balísticos, desta vez a estratégia foi alterada.

O analista detalhou que os mísseis balísticos, capazes de atingir seus alvos em apenas 6 a 13 minutos, foram lançados logo após uma salva de aproximadamente 100 drones, conforme informações divulgadas por Israel. Esta tática demonstra um avanço na capacidade ofensiva iraniana, aproveitando-se da experiência adquirida nos ataques anteriores.

Leia mais

  • Israel atacou 150 alvos no Irã durante a noite, diz oficial do Exército

    Israel atacou 150 alvos no Irã durante a noite, diz oficial do Exército

  • Brasileiro em Jerusalém detalha protocolos sob ataques entre Irã e Israel

    Brasileiro em Jerusalém detalha protocolos sob ataques entre Irã e Israel

  • EUA estão ajudando Israel sem participar de ataques ao Irã

    EUA estão ajudando Israel sem participar de ataques ao Irã

Impacto nos centros urbanos israelenses

A eficácia dos ataques iranianos ficou evidente com relatos de Oren Liebermann, correspondente da CNN em Jerusalém. Segundo ele, um dos mísseis caiu nas proximidades da Knesset, o parlamento israelense, resultando em uma explosão captada ao vivo pelas câmeras.

Velocidade e precisão dos mísseis balísticos apresentam um desafio significativo para os sistemas de defesa israelenses. Como consequência, as autoridades orientaram a população a permanecer em abrigos por períodos prolongados, uma medida sem precedentes que reflete a gravidade da situação.

Este novo capítulo no conflito entre Irã e Israel evidencia uma escalada nas tensões regionais, com potencial para desencadear uma crise mais ampla no Oriente Médio. A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos, temendo uma possível expansão do conflito para além das fronteiras dos dois países envolvidos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você