21 julho, 2025
segunda-feira, 21 julho, 2025

Síndrome Respiratória Aguda Grave já matou 676 pessoas este ano no Rio

Compartilhe

Logo Agência Brasil

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continua a ser um grave problema de saúde no Rio de Janeiro, com 676 mortes registradas somente neste ano e 9.140 internações. Embora os índices de internação estejam começando a desacelerar, os dados revelam que as crianças de até 9 anos e os idosos acima de 70 ainda estão entre os mais afetados.

Segundo um alerta recente do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ), é vital intensificar as campanhas de vacinação e reforçar as medidas preventivas no estado para mitigar a circulação de vírus respiratórios. As declarações da secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, ressaltam a importância da vacina da gripe, que é crucial para proteger a comunidade, além dos cuidados básicos, como uso de máscaras quando necessário e boa higiene das mãos.

Os dados indicam que, a partir de abril, houve um aumento na circulação do vírus Influenza A (H1N1), afetando drasticamente idosos e gestantes. Além disso, embora o vírus sincicial respiratório (VSR) tenha prevalecido entre crianças, os últimos relatórios mostram uma queda em sua circulação.

A campanha de vacinação contra a gripe no estado está em andamento e se estenderá até janeiro de 2026. O objetivo é imunizar 4,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários, mas até agora apenas 22,97% desse público foi vacinado. Com 2.146.734 doses aplicadas, sendo 1.066.950 destinadas a esses grupos, a meta do Ministério da Saúde é alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal.

A saúde de todos nós depende da ação coletiva. Você já se vacinou? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos juntos conscientizar mais pessoas sobre a importância da vacinação!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você