16 agosto, 2025
sábado, 16 agosto, 2025

Fim do tabu: Com Botafogo e Flamengo, América do Sul volta a vencer Europa e tem melhor aproveitamento no Mundial de Clubes

Compartilhe

flamengo vence chelsea

Após 13 longos anos de espera, a América do Sul voltou a sorrir enquanto os clubes brasileiros escrevem uma nova história no Mundial de Clubes. O momento mágico teve início na quinta-feira (20), quando o Inter Miami, guiado por Lionel Messi, reverteu um cenário adverso e venceu o Porto, de Portugal, com um gol de falta do craque argentino. Mas a noite ainda reservava mais surpresas.

Às sombras da mesma data, foi o Botafogo, atual campeão da Libertadores, que se destacou ao superar o Paris Saint-Germain, detentor da Champions League. Com um bonito gol de Igor Jesus, o Glorioso conquistou sua vaga nas oitavas de final, liderando o Grupo B com 100% de aproveitamento. Agora, o time carioca aguarda seu próximo desafio contra o Atlético de Madrid, sonhando com uma campanha impecável.

Mas não só o Botafogo se destacou. O Flamengo também brilhou na mesma competição, batendo o Chelsea por 3 a 1, um triunfo que veio com três gols explêndidos no segundo tempo. Este resultado consolidou sua liderança no Grupo D, motivando a equipe a manter a boa fase, com o próximo encontro marcado contra o Los Angeles FC.

A última vez que um clube brasileiro triunfou sobre um europeu foi em 2012, quando o Corinthians, sob a batuta de Paolo Guerrero, derrotou o mesmo Chelsea. Desde então, a América do Sul enfrentou um jejum de 13 anos, acumulando seis derrotas e três empates em competições oficiais. Agora, com essa nova fase de triunfos, é evidente que a competição está se tornando mais equilibrada.

De fato, a performance das equipes sul-americanas no torneio já é destacada: após 22 partidas, os brasileiros estão invictos e lideram seus respectivos grupos. O Fluminense, embora ocupe a terceira posição no Grupo F, ainda tem a oportunidade de brilhar, enfrentando o Ulsan Hyundai em uma partida decisiva.

Outros grandes nomes como Boca Juniors e River Plate também não decepcionaram. O Boca, que empatou com o Benfica, enfrentará o Bayern de Munique, enquanto o River Plate, líder do Grupo E, já triunfou sobre o Uruwa Reds.

A virada no cenário esportivo se confirma: a América do Sul ressurge como uma força digna de respeito. E então, o que você acha dessa nova fase do futebol sul-americano? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você