
Com mais de 40 anos de carreira, Virgílio, um dos ícones do forró na Bahia, se prepara para encantar o público no São João da Bahia, neste sábado (21), no Pelourinho. Nativo de Cachoeira, Virgílio não esconde a emoção ao retornar àquele que considera seu lar musical, o Centro Histórico de Salvador.
“Espero que o show seja incrível e que todos juntos consigamos celebrar a nossa cultura”, expressa entusiasmado. Para ele, estar de volta a um local onde já se apresentou inúmeras vezes é uma alegria imensa. “Sou prata da casa e não poderia estar mais feliz”, completa.
Reconhecido por seu talento e pela defesa do forró tradicional, Virgílio chama a atenção para a importância de valorizar ritmos como xote e baião, especialmente durante as festas juninas. “A vida é feita de altos e baixos. O segredo é valorizar a música de qualidade que fazemos, principalmente o forró pé de cérebro”, ressalta, enfatizando que a música precisa ser respeitada e promovida por todos.
Sobre a crescente presença de novos ritmos nas festividades juninas, Virgílio critica: “Isso é desrespeitoso para com os artistas locais. Muitas vezes, os talentos da terra ficam à sombra, enquanto quem não tem conexão com a nossa cultura ganha espaço. É fundamental que tenhamos empresários competentes que acreditem na nossa música.” Ele reflete sobre como, em suas apresentações, o forró faz o público dançar, cantar e se divertir, revelando que sente uma carência por mais forró nas festas. “O povo realmente sente falta do forró”, afirma.
Neste São João, Virgílio se destaca como a segunda atração do Largo do Pelourinho, onde outros grandes nomes como Fabio Carneirinho e Jammil também farão parte das festividades. A festa promete ser uma linda homenagem às tradições da Bahia e à rica essência da música nordestina.
E você, qual sua memória favorita relacionada ao forró? Compartilhe sua experiência nos comentários e vamos juntos celebrar a cultura nordestina!