16 agosto, 2025
sábado, 16 agosto, 2025

Mais de 10 toneladas de material reciclável são coletadas no São João

Compartilhe

São João no Atarde

Durante os festejos juninos do São João na Bahia, mais de 10 toneladas de materiais recicláveis foram coletados, revelando um esforço significativo de catadores e catadoras que atuam nas festividades. Entre a quarta-feira, 18, e as 6h do sábado, 21, foi registrado um total de 10.280,75 kg de resíduos nas festividades realizadas em três locais de Salvador: Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe.

Os números são impressionantes: 4.933,4 kg de latinhas de alumínio, 4.664 kg de plástico PET, além de 469,35 kg de papelão e 214 kg de vidro, coletados também através de doações de camarotes e estabelecimentos comerciais. Essas ações são parte do projeto Arraiá Sustentável e Solidário, uma iniciativa do Governo da Bahia, realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com cooperativas locais.

O projeto não apenas visa a reciclagem, mas também garante condições dignas de trabalho para os catadores, contribuindo para a geração de renda durante um dos maiores eventos culturais do estado. Com a participação de mais de 2 mil profissionais, os catadores ajudam a transformar a consciência ambiental dos foliões e colaboram ativamente para um carnaval mais sustentável.

Um balanço detalhado sobre o volume total de material coletado em todo o estado será divulgado no dia 24, com um investimento de quase R$ 1 milhão por parte da Setre, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento da economia local.

Essa ação é um verdadeiro exemplo de como a celebração da cultura pode andar de mãos dadas com a proteção ao meio ambiente. Vamos celebrar essa iniciativa e compartilhar essa história inspiradora! O que você acha dessa movimentação dos catadores? Deixe seu comentário!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você