13 agosto, 2025
quarta-feira, 13 agosto, 2025

Rússia: EUA usam acusações cínicas e não se interessam por diplomacia

Compartilhe

Destaque

Em uma reunião que reverberou tensões internacionais, o representante da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, expressou veemente indignação contra os recentes ataques dos Estados Unidos às instalações nucleares do Irã. Durante a sessão do Conselho de Segurança, realizada no último domingo, Nebenzia denunciou as constantes alegações cínicas feitas pelos EUA, sugerindo que, na verdade, o governo norte-americano está longe de buscar uma solução diplomática para a crise.

“Estamos prestes a ouvir mais uma vez um discurso repleto de acusações infundadas. Após bombardear pesadamente a região, ainda fingem que o Irã se recusa a dialogar. Nenhuma pessoa sensata pode aceitar as palavras dos nossos colegas americanos”, declarou Nebenzia com firmeza.


A Escalada de Conflitos

  • O presidente Donald Trump anunciou que, no dia anterior, as tropas dos EUA realizaram bombardeios em três locais nucleares no Irã.
  • Essa ação ocorreu em um contexto de crescente animosidade entre o Irã e Israel.
  • As hostilidades aumentaram na madrugada do dia 13 de junho, quando Israel atacou o centro do programa nuclear iraniano e eliminou líderes militares em Teerã.
  • Como resposta, o Irã lançou ataques em retaliação, intensificando os riscos de um conflito em larga escala na região.
  • Dentre as instalações atacadas, Fordow é uma importante estrutura capaz de operar cerca de 3 mil centrífugas de enriquecimento de urânio, conforme relatado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Nebenzia assinalou que as ações dos EUA evidenciam um desrespeito pela comunidade global e pelas normas da ONU. Ele comparou a situação atual com os eventos que cercaram o início da Guerra do Iraque em 2003, lamentando a falta de coragem de alguns países em condenar Washington: “É triste participar desse teatro absurdo”, destacou o diplomata.

Ele também enfatizou que as denúncias contra o Irã provém de Israel, um país que não assinou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. “O Irã tem o legítimo direito de desenvolver um programa nuclear pacífico. É vital que nos oponhamos às ações dos EUA”, concluiu Nebenzia.

A Necessidade de Diplomacia

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo à paz no Oriente Médio, sublinhando a urgência de retomar as negociações diplomáticas. O bombardeio aos locais nucleares do Irã, segundo ele, representa uma perigosa virada na dinâmica da região.

“A população local não suporta mais outro ciclo de destruição”, disse Guterres. Para evitar represálias, ele reiterou que a diplomacia deve prevalecer. O secretário-geral expressou sua preocupação com o agravamento das tensões entre Israel e Irã, exacerbadas pela interferência direta dos EUA, e solicitou ações imediatas para interromper os conflitos e reiniciar as discussões sobre o programa nuclear iraniano.

E você, o que pensa sobre a escalada das tensões no Oriente Médio? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você