25 agosto, 2025
segunda-feira, 25 agosto, 2025

Nunes quer premiar com R$ 1 mil GCMs que recuperarem motos roubadas

Compartilhe

O procurador-geral da Justiça vai propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade após a mudança do nome da GCM de SP para Polícia Municipal - Metrópoles

A Prefeitura de São Paulo propôs um projeto de lei ousado: uma bonificação de até R$ 1 mil para os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que se destacarem na recuperação de motocicletas roubadas. Esta iniciativa visa valorizar o trabalho dos guardas, recompensando-os pela efetiva participação em operações que resultem na devolução desses veículos aos seus legítimos donos.

Cada recuperação de moto será premiada, desde que comprovada a ação do agente envolvido, que deverá ser validada pela autoridade competente. É importante ressaltar que essa bonificação não será incorporada ao salário do agente e poderá ser paga tanto de forma individual quanto em equipe, dependendo da situação.

A GCM ganhou maiores atribuições em maio, com a nova autoridade para fiscalizar veículos na cidade, fruto de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e o governo estadual. Essa mudança significa que a GCM agora pode atuar de maneira mais efetiva no combate ao crime, especialmente em uma cidade que enfrenta desafios constantes na segurança pública.


As ações da administração do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para fortalecer a GCM não param por aí. O prefeito já tentou, sem sucesso, alterar o nome do órgão para Polícia Municipal e, nos últimos meses, implementou o sistema Smart Sampa, que integra câmeras inteligentes para monitoramento e segurança. Além disso, a frota de viaturas da GCM recebeu um incremento significativo, com a adição de 50 novos veículos elétricos, totalizando 610 viaturas disponíveis.

Entre as ações de fortalecimento da GCM, destaque também para a formatura de 500 novos agentes que reforçaram o efetivo no início deste ano. Há também um movimento político em jogo, já que Nunes surge como um possível candidato ao governo de São Paulo nas próximas eleições, caso o atual governador busque a Presidência da República.

Com a segurança pública como um dos temas mais relevantes nas discussões políticas, a proposta de bonificações pode ser vista como um passo importante para estimular as forças de segurança e fomentar a confiança da população. O que você acha dessa iniciativa? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você