20 outubro, 2025
segunda-feira, 20 outubro, 2025

Entenda o motivo do Zoo de Brasília ainda não ter data para reabertura

Compartilhe

Zoo de Brasília

O Zoológico de Brasília, um espaço querido por todos, encontra-se fechado há mais de um mês em decorrência de casos de gripe aviária. Entre 28 de maio e início de julho, dois casos da doença foram detectados em aves, levando à interdição do local. Embora não tenham surgido novas infecções, o Zoo ainda não possui uma data prevista para a reabertura.

A liberação para retomar as atividades depende da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF). A secretaria emitiu um comunicado informando que a presença contínua de aves migratórias na região exige cuidados adicionais. “Ainda não temos uma data definida para a reabertura. Neste momento, o monitoramento é redobrado pela nossa equipe técnica”, assegurou a nota.

“Felizmente, não houve novos registros até o momento e seguimos dentro do prazo estipulado. Estamos realizando um monitoramento rigoroso para garantir que a reabertura do Zoológico ocorra com total segurança, para os animais, visitantes e profissionais”, afirmou a nota oficial.


O que é a gripe aviária?

  • A gripe aviária, ou influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente aves silvestres e domésticas, podendo, em casos raros, acometer humanos.
  • Os principais sintomas nas aves incluem dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e, em casos extremos, alta mortalidade.
  • Quaisquer suspeitas de gripe aviária devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura, através da Inspetoria de Defesa Agropecuária.

Histórico dos casos de gripe aviária

A interdição do Zoo teve início em 28 de maio, quando um irerê e um pombo foram encontrados mortos no local. Embora esses animais não pertenciam ao plantel do Zoo, amostras foram coletadas e, dias depois, foi confirmado que o irerê estava infectado com o vírus H5N1.

A interdição foi inicialmente prolongada até 13 de junho. Contudo, um dia antes, um novo caso suspeito foi identificado: um emu do plantel começou a apresentar sintomas relacionados à doença. Devido à gravidade do quadro, o animal foi sacrificado e também tiveram suas amostras analisadas.

Em 16 de junho, um laudo confirmou a presença do vírus da gripe aviária no emu, resultando na continuidade do fechamento do Zoológico, que permanece sem previsão de reabertura.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você