20 agosto, 2025
quarta-feira, 20 agosto, 2025

Força Penal Nacional vai atuar por mais 30 dias no Conjunto Penal de Eunápolis

Compartilhe

A Força Penal Nacional (FPN) estendeu sua presença no Conjunto Penal de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, por mais 30 dias, a partir de uma portaria assinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A continuidade dessa missão se dá em resposta a uma emboscada cruel que teve como alvo o diretor do presídio, Jorge Magno Alves Pinto, em 20 de maio. O ataque, realizado por um grupo de 20 criminosos, resultou em ferimentos no motorista do carro, mas o diretor não estava presente.

O cenário de violência no presídio não é novo. Em dezembro do ano passado, uma invasão permitiu a fuga de 16 detentos, dos quais 15 continuam foragidos. Diante desse panorama, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) enfatiza que o trabalho da FPN tem como principal objetivo intensificar os treinamentos voltados para a segurança externa e a execução de rotinas administrativas, evitando futuras crises na unidade prisional.

Nesta segunda fase da missão, o foco está na melhoria da coordenação externa e na padronização das rotinas operacionais, buscando prevenir distúrbios internos que possam colocar em risco a segurança da unidade. A FPN, coordenada pela Polícia Penal Federal e vinculada à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), iniciou suas atividades em Eunápolis no último dia 11 de junho, treinando tanto policiais penais quanto integrantes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop).

Composta por policiais penais federais e estaduais de diversas regiões do Brasil, a FPN é um esforço conjunto que abrange estados como Goiás, São Paulo, e Rio de Janeiro, entre outros. Na Bahia, a atuação é realizada em parceria com a Superintendência de Gestão Prisional (SGP), conforme um convênio estabelecido, evidenciando a cooperação entre as esferas federal e estadual para combater a violência no sistema prisional.

Este fortalecimento das ações de segurança é vital para restaurar a ordem e a segurança nas unidades prisionais. Você acredita que essa prorrogação da atuação da Força Penal Nacional trará resultados significativos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

  • Palavras relacionadas
  • Bahia
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você