Em Porto Alegre, a cidade respira aliviada com a reabertura das comportas 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou que o nível do Guaíba caiu, permitindo que essas estruturas, que havia sido fechadas devido ao risco de inundação, fossem abertas novamente. As comportas foram reabertas nessa quinta-feira (3/7), em um momento esperado pela população após dias de preocupações.
O trabalho de reabertura começou pela comporta 6, às 6h, facilitando o retorno do catamarã, que realiza a travessia entre Porto Alegre e Guaíba. Com a operação normal do transporte hidroviário restabelecida, a CatSul confirmou que a tabela horária será mantida, incluindo paradas na zona sul da capital.
Essas comportas haviam sido fechadas na segunda-feira (30/7), quando o Guaíba alcançou uma altura alarmante de 3 metros, transbordando em decorrência das intensas chuvas que afetaram o estado. Nesta quinta, um alívio: o nível estava em 2,64 m, embora ainda acima da cota de alerta de 2,30 m.
Das 14 comportas existentes, três foram fechadas definitivamente e quatro passaram por reformas. O diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone, anunciou que aguarda o fechamento definitivo das comportas 8, 9, 10 e 13 em um prazo de seis meses. A substituição das outras, 11, 12 e 14, por novas estruturas deverá ser concluída em até 10 meses.
Agora, com o cenário mais favorável, o que você espera para os próximos meses em Porto Alegre? Compartilhe suas ideias e fique por dentro das atualizações da cidade!