22 outubro, 2025
quarta-feira, 22 outubro, 2025

PF mira deputado cearense em operação contra desvio de verbas públicas e compra de votos no Ceará

Compartilhe

Operação da Polícia Federal

Nesta terça-feira, 8, a Polícia Federal lançou a Operação Underhand, uma ação audaciosa destinada a desmantelar uma organização criminosa envolvida em fraudes de licitações e desvios de verbas públicas no Ceará. No centro das investigações, está o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), um dos alvos principais da operação.

A operação resultou na realização de 15 mandados de busca e apreensão e na ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para o bloqueio de R$ 54,6 milhões de contas de pessoas físicas e jurídicas implicadas no esquema nebuloso. Segundo a PF, o grupo agia com uma estratégia meticulosa: direcionava recursos públicos para municípios cearenses, em troca de contrapartidas financeiras ilegais.

Entre os crimes apurados, destacam-se a formação de uma organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica com intenções eleitorais e captação ilícita de sufrágio, também conhecida como compra de votos. A gravidade das acusações lança uma sombra sobre a integridade das eleições na região.

A conexão do deputado com as irregularidades foi revelada por meio de uma denúncia da prefeita de Canindé, que denunciou um aliado de Júnior Mano, o prefeito de Choró, como um dos responsáveis por “lavar” emendas parlamentares direcionadas ao município. Segundo ela, o esquema estabelecia uma propina de até 15% sobre os repasses, beneficiando os arquitetos do desvio. Ao todo, pelo menos 51 cidades estariam envolvidas nesse jogo de corrupção.

O caso escalou até o STF quando surgiram indícios de que Júnior Mano teria atuado diretamente no desvio de recursos, manipulando emendas parlamentares para fortalecer sua base eleitoral. Antes da Operação Underhand, duas outras investigações, Mercado Cláusula e Vis Occulta, já haviam revelado o uso de prefeituras para movimentação de valores fraudulentos, evidenciando um esquema ainda mais abrangente.

Agora, com a operação em andamento, o futuro do parlamentar e de seus aliados está em jogo. Ouvimos você: o que pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a luta contra a corrupção no Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você