19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

Tarcísio nega ter procurado STF para liberar ida de Bolsonaro aos EUA

Compartilhe

Foto: Pablo Jacob/Governo de SP/Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou neste sábado (12/7) qualquer contato com o Supremo Tribunal Federal (STF) para solicitar autorização a fim de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possa viajar aos Estados Unidos. Esta negação surge em meio à crescente polêmica desencadeada pelo recente tarifaço anunciado pelo presidente americano Donald Trump contra o Brasil.

“Eu fiz alguma petição lá? Peticionei alguma coisa? Isso é bobagem”, respondeu Tarcísio, em coletiva à imprensa durante visita a Cerquilho, no interior paulista.

A polêmica ganhou força com a ação do deputado do PT, Lindbergh Farias (RJ), que protocolou uma petição no STF solicitando a investigação do governador por suposta obstrução da justiça. De acordo com Farias, Tarcísio teria feito “ligação direta a ministros do Supremo” para viabilizar a viagem do ex-presidente.

A denúncia do deputado foi feita após a divulgação de uma carta de Trump, que pede o encerramento do processo contra Bolsonaro.


  • O governador comentou que sua única ação, após a introdução de uma sobretaxa de 50% sobre as exportações brasileiras, envolveu um encontro com o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil.
  • “A diplomacia brasileira, ao longo dos anos, sempre se saiu muito bem. Estamos tentando fornecer à embaixada americana mais informações sobre nossa perspectiva”, afirmou.
  • Essa reunião provocou descontentamento entre alguns apoiadores de Bolsonaro, que acreditam que a anistia para o ex-presidente deve ser parte das negociações para terminar o tarifaço.
  • Tarcísio defendeu que sua prioridade é o Estado de São Paulo, afirmando: “Eu sou governador, e existenciais como empregos e a situação dos nossos produtores devem estar em primeiro lugar”.
  • Após responsabilizar a diplomacia do governo Lula pela decisão de Trump, Tarcísio convocou a união nacional, pedindo que as questões políticas sejam deixadas de lado para focar na solução do problema.
  • “O momento requer um esforço conjunto. É uma situação desafiadora para o Brasil e nossa indústria. Precisamos estar unidos agora”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Ícone de sino para notificações

Notificações

4.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

São Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você