18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

João Fonseca, aos 18 anos, é confirmado no top 50 pela primeira vez

Compartilhe

João Fonseca, com apenas 18 anos, está escrevendo seu nome na história do tênis brasileiro. Na última segunda-feira, ele fez sua estreia no ranking dos 50 melhores do mundo, conquistando a 48ª posição após uma brilhante campanha em Wimbledon. Esse marco é um testemunho de sua determinação e talento, elevando-o seis posições em relação ao ranking anterior.

Poucos brasileiros alcançaram tal feito ao longo da história do esporte. Nomes lendários como Gustavo Kuerten, que chegou ao primeiro lugar em 2000, e outros como Thomaz Bellucci e Fernando Meligeni são tesouros da nossa cultura tenística. Entretanto, João agora se junta a esse seleto grupo. Para se ter uma ideia, apenas dez compatriotas haviam conquistado, no mínimo, a 48ª posição antes dele.

A jornada de João é verdadeiramente inspiradora. No início de 2024, ele ocupava a modesta 727ª posição no ranking mundial, mas um divisor de águas aconteceu durante a sua participação no Rio Open. Foi lá que, por convite, o jovem carioca, então classificado em 655º, brilhou ao vencer suas duas primeiras partidas em ATP, derrotando o francês Arthur Fils e o chileno Christian Garin. Este foi apenas o começo de uma escalada notável.

Ainda em 2024, João foi pioneiro, conquistando sua primeira vitória em um torneio Masters 1000, no qual superou o americano Alex Michelsen. Além disso, ele chegou à final de um Challenger em Assunção, e fechou o ano de forma espetacular, vencendo o NextGen Finals na Arábia Saudita, onde competiu contra os melhores jogadores sub-20 do planeta.

A temporada atual tem sido igualmente brilhante. João venceu dois Challengers, em Camberra e Phoenix, e fez história ao se tornar o mais jovem brasileiro a ganhar um título de ATP em Buenos Aires. Em janeiro, ele iniciou sua jornada em Grand Slams com uma vitória impressionante sobre o russo Andrey Rublev, e logo depois fez história ao chegar à terceira fase em Roland Garros e Wimbledon.

Agora, a próxima parada de João é o Masters 1000 de Toronto, começando em 27 de julho. Sem dúvida, estamos todos ansiosos para ver até onde seu talento e determinação o levarão. E você, o que achou dessa trajetória inspiradora? Deixe seu comentário!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você