17 julho, 2025
quinta-feira, 17 julho, 2025

Influencer denuncia restaurante de luxo de São Paulo: “Preconceito”

Compartilhe

O que era para ser uma noite romântica ao lado do marido terminou em decepção para Andrea Schwarz. A influenciadora, que é paraplégica e usa cadeira de rodas, usou o Instagram, no domingo (13/7), para denunciar o preconceito do qual foi vítima em um dos restaurantes mais badalados e chiques de São Paulo: o L40 Cozinha de Latitude.

“Chique mesmo é ter empatia! Não adianta estar no 40º andar de um hotel luxuoso se não se consegue alcançar o básico: respeito. Ontem [sábado, 12/7] vivi uma experiência frustrante em um dos restaurantes mais badalados de São Paulo”, começou ela.

Mais detalhes do caso

Ainda na publicação, ela deu mais detalhes do caso: “O que seria um jantar romântico com meu marido se transformou em uma aula (obrigatória) sobre a falta de empatia e o quanto ainda estamos longe de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, disparou, antes de completar:

“Cheguei com reserva confirmada. Produzida, feliz, pronta pra curtir a noite. Mas bastou a hostess me ver na cadeira de rodas para dizer, sem hesitar: ‘Só temos mesa alta pra vocês’. Mesmo com mesas baixas livres ao redor, ouvimos um não. Um não rígido, frio, burocrático. Não porque não havia espaço, mas porque faltou sensibilidade”, analisou.

1 de 7

Influencer Andrea Schwarz denuncia restaurante de luxo de São Paulo: “Preconceito”

Instagram/Reprodução

2 de 7

Andrea Schwarz posa durante passeio

Instagram/Reprodução

3 de 7

Andrea Schwarz posa de óculos escuros e boné durante viagem

Instagram/Reprodução

4 de 7

Andrea Schwarz tira selfie com um look preto

Instagram/Reprodução

5 de 7

Andrea Schwarz posa de look vermelho e com um drink na mão

Instagram/Reprodução

6 de 7

Andrea Schwarz ficou paraplégica aos 22 anos

Instagram/Reprodução

7 de 7

Andrea Schwarz posa para as redes sociais

Instagram/Reprodução

Desabafo

Ainda na publicação, Andrea Schwarz recordou: “A única alternativa? Uma mesinha improvisada do lado de fora, num frio de 15 graus, com vento cortando o rosto — e nenhuma condição de acessibilidade. Fomos embora”, queixou-se.

No fim, a influenciadora desabafou: “Isso não é sobre uma cadeira de rodas. É sobre humanidade. Não existe luxo onde falta empatia. Não existe sofisticação onde sobra preconceito disfarçado de regra. Acessibilidade não é favor. É direito!”, encerrou.

A coluna tentou contato para solicitar um posicionamento do restaurante, mas ainda não obteve um retorno. O espaço segue aberto.

Veja a publicação

Como a influenciadora ficou paraplégica

Nas redes sociais, Andrea Schwarz compartilha seu dia a dia. Em um vídeo, ela contou que ficou paraplégica em 1998, aos 22 anos, e relatou ter sido “um daqueles casos de uma chance em um milhão”. Ela explicou, ainda, que um dia sentiu ausência de sensibilidade e fraqueza nas pernas, contando que estava de pé e simplesmente caiu.

A influenciadora foi diagnosticada com uma má-formação congênita rara na medula. Ela recebeu uma escolha entre fazer uma cirurgia onde poderia perder o movimento do corpo todo ou não fazer nada e esperar que a recuperação acontecesse sozinha. Andrea optou pela cirurgia e ficou paraplégica.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você