27 julho, 2025
domingo, 27 julho, 2025

Premiê do Reino Unido defende reconhecimento do Estado da Palestina

Compartilhe

No coração da política internacional, um novo capítulo se abre com as declarações do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Ele fez uma defesa clara e audaciosa do reconhecimento do Estado da Palestina como um passo fundamental para a construção da paz no Oriente Médio. Sua fala ocorreu na última sexta-feira (25/7), não muito tempo após a França anunciar seu próprio reconhecimento da Palestina.

“A situação na Faixa de Gaza é uma verdadeira catástrofe humanitária”, afirmou Starmer, ao reconhecer a urgência e a gravidade do momento. Ele ressaltou que o Reino Unido se une a seus aliados em busca de um “caminho para a paz” na região, um caminho que deve incluir medidas concretas para transformar a necessidade de um cessar-fogo em uma paz duradoura.

“O reconhecimento de um Estado palestino precisa ser um desses passos. Sou inequívoco quanto a isso”, declarou o premiê britânico, reforçando sua posição.

Na esteira desse movimento, o presidente francês, Emmanuel Macron, também anunciou que a França formalizará o reconhecimento da Palestina durante a próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro. Vale lembrar que, até o momento, 147 dos 193 países que compõem a ONU já reconhecem a Palestina, embora a solução de dois Estados continue a enfrentar a resistência dos governos de Israel e dos EUA.

Agora, a comunidade internacional observa atentamente como esses anúncios podem moldar o futuro das relações no Oriente Médio. O reconhecimento da Palestina como um Estado soberano pode não apenas facilitar o diálogo, mas também trazer esperança para milhões que anseiam por um futuro em paz. Quais são suas opiniões sobre esse desenvolvimento? Compartilhe nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você