No último sábado (26), a visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à Escócia tornou-se um palco de intensos protestos. Enquanto Trump jogava golfe em sua propriedade em Turnberry, centenas de manifestantes tomavam as ruas de cidades como Aberdeen e Edimburgo, expressando suas preocupações e indignações em relação às políticas do presidente e seu histórico controverso.
A segurança foi reforçada em torno do complexo de golfe, com ruas fechadas e uma significativa presença policial. Encabeçados pelo grupo “Coalizão Stop Trump”, os manifestantes empunhavam cartazes proclamando mensagens como “A Escócia odeia Trump” e exibiam bandeiras palestinas, sinalizando uma forte rejeição à presença do presidente na terra natal de sua mãe.
Meg Chapman, uma representante do parlamento escocês, não hesitou em criticar a visita. “Sabemos que ele é sexista, misógino e um criminoso condenado”, afirmou, reafirmando que Trump não é bem-vindo. Além dos protestos, Trump tem compromissos oficiais, incluindo uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir tarifas comerciais.
Esses eventos revelam mais do que apenas a visita de um líder mundial; eles expõem a visão crítica de uma parte da população em relação ao que consideram um histórico questionável. E você, o que pensa sobre as manifestações contra figuras políticas? Compartilhe suas ideias nos comentários!