Em um clamor emocionado, o Papa Leão XIV se manifestou neste domingo (27) sobre a situação devastadora da população em Gaza, que se vê sufocada pela fome, à mercê da violência e da morte. Em suas palavras, proferidas ao final da oração do Angelus na Praça de São Pedro, o pontífice americano enfatizou a urgência de um cessar-fogo imediato e a liberação dos reféns sequestrados pelo Hamas, reiterando a importância do respeito total ao direito humanitário.
“Meu coração está com todos aqueles que sofrem em meio a conflitos e violência ao redor do mundo”, declarou Leão XIV. Ele não se limitou a Gaza; sua preocupação se estendeu às pessoas afetadas pelos confrontos na fronteira entre Tailândia e Camboja, enfatizando os impactos sobre crianças e famílias deslocadas, além das vítimas da violência no sul da Síria.
O Papa também lembrou que “todo ser humano possui uma dignidade intrínseca, que foi ferida pelo próprio Deus”. Afirmou que é essencial que todas as partes em conflito reconheçam essa dignidade e cessem qualquer ação que a comprometa. A defesa de um futuro pacífico para todos os povos foi um dos pontos chave de sua mensagem. “Confio as vítimas inocentes dos conflitos a Maria, rainha da paz, assim como os governantes que detêm o poder de pôr fim a essas tragédias”, finalizou.
Este apelo traz à tona a necessidade urgente de diálogo e compaixão em tempos de crise. O que você acha que podemos fazer para ajudar nessa situação? Compartilhe suas ideias nos comentários!