1 agosto, 2025
sexta-feira, 1 agosto, 2025

Alguns tipos de petróleo e derivados brasileiros foram excluídos do tarifaço

Compartilhe

Recentemente, a Casa Branca anunciou que 22 categorias de produtos derivados do petróleo brasileiro estão isentas da nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos. Essa decisão traz alívio para o setor e abre novas oportunidades para o comércio internacional.

Entre os itens que se beneficiam da isenção estão óleos de petróleo e óleos de minerais betuminosos, tanto brutos quanto refinados abaixo de 25 graus API. Isso significa que produtos essenciais, como combustível de aviação na forma de querosene, foram poupados de custos adicionais que poderiam impactar o mercado.

A lista contempla uma variedade de produtos, incluindo:

  • Óleos de petróleo e de minerais betuminosos brutos e refinados.
  • Combustível de óleo leve, oriundo das mesmas fontes, excluindo aqueles com biodiesel.
  • Naftalina e outras misturas de hidrocarbonetos que não apresentem mais de 50% de qualquer composto individual.
  • Óleos lubrificantes e graxas, com restrições sobre a composição de biodiesel.

Essas medidas refletem uma estratégia do governo americano de incentivar a importação de determinados produtos, ao mesmo tempo em que proporcionam uma estabilidade para os fornecedores brasileiros. Com a redução de barreiras tarifárias, o Brasil pode fortalecer sua presença no mercado internacional de energéticos.

A decisão representa não apenas uma oportunidade para os produtores e exportadores brasileiros, mas também um passo importante em direção a uma maior integração comercial entre os países. O que você acha dessa mudança? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você