2 agosto, 2025
sábado, 2 agosto, 2025

Datafolha: 57% dos brasileiros reprovam interferência de Trump no julgamento de Bolsonaro

Compartilhe

Datafolha - Judiciário Brasileiro

Uma pesquisa recente do Datafolha revela que uma expressiva maioria dos brasileiros, 57%, desaprova a intervenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a pesquisa divulgada na última quinta-feira (31), apenas 36% dos entrevistados apoiam a insistência de Trump para que a Justiça brasileira interrompa o processo contra Bolsonaro.

A pesquisa, realizada em 29 e 30 de julho, mostra um claro desdobramento nas opiniões, com forte divisão entre os eleitores. Entre aqueles que votaram em Bolsonaro nas eleições de 2022, 66% se alinham à posição de Trump, enquanto 28% discordam e 6% preferem não expressar sua opinião. Em contraste, entre os eleitores de Lula, a rejeição à interferência de Trump é bem mais significativa: 82% desaprovam, com apenas 13% a apoiando.

As declarações de Trump não foram vistas apenas como uma simples opinião, mas como uma tentativa de ingerência nas questões judiciárias do Brasil. Essa postura se soma a outras tensões diplomáticas entre os países, como as sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, baseadas na Lei Magnitsky, e o recente aumento nas tarifas de produtos brasileiros.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. O contencioso tarifário foi discutido por Trump, que justificou as sanções alegando que elas estão ligadas ao julgamento de Bolsonaro, que enfrenta acusações de tentativa de golpe de Estado.

O que você pensa sobre essa interferência estrangeira em assuntos internos do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você