Na quarta-feira (6), o Governo da Bahia deu um passo significativo rumo ao aprimoramento da gestão estadual com o lançamento do Sistema Estadual de Avaliação de Políticas Públicas. Essa iniciativa, apresentada sob a coordenação do secretário de Planejamento, Cláudio Peixoto, reúne profissionais de diversas áreas e instituições que atuam na gestão pública, refletindo um esforço conjunto para medir a efetividade das ações governamentais.
Desenvolvido pela recém-criada Diretoria de Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria do Planejamento (Seplan), o sistema não só será integrado ao Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepege), como também se conectará a grandes projetos como o Plano Bahia 2050 e o PPA Participativo 2024-2027.
Com um enfoque duplo, segundo o diretor Antônio Marcos Barreto, o sistema visa desenvolver capacidades técnicas entre equipes e realizar avaliações estratégicas que incluem diagnósticos, implementação e análise de políticas públicas. Além disso, um Comitê Estadual será formado para coordenar e priorizar as avaliações, assegurando um direcionamento claro para as ações futuras.
Cláudio Peixoto enfatizou a importância da avaliação contínua, destacando que “a busca por resultados efetivos exige um processo de avaliação que beneficie diretamente a vida da população”. Por sua vez, o secretário da Administração, Edelvino Góes, ressaltou a relevância do engajamento da Rede de Consultores Internos, que será crucial para a adoção desta nova tecnologia de gestão em todo o estado.
As primeiras ações do projeto incluem a estruturação da governança, mapeamento das capacidades técnicas existentes e a realização do I Simpósio Estadual de Avaliação. Com isso, espera-se uma utilização mais eficaz de evidências qualificada nas decisões públicas, o fortalecimento da articulação institucional e a criação de conhecimento para otimizar a gestão pública na Bahia.
Esse novo sistema representa uma oportunidade valiosa para que todos os baianos possam acompanhar o progresso das políticas públicas em sua região. O que você acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários!