8 agosto, 2025
sexta-feira, 8 agosto, 2025

Texto do plano de contingência contra tarifas sai nesta quarta-feira, diz Haddad

Compartilhe

Fernando Haddad 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República Foto: Diogo Zacarias/MF

Nesta quarta-feira, 6, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que um importante texto sobre o plano de contingência será remetido ao Palácio do Planalto, abordando as medidas necessárias para mitigar os impactos da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será responsável pelo anúncio oficial das propostas, que poderão ser enviadas ao Congresso Nacional através de uma Medida Provisória, permitindo que as medidas entrem em vigor imediatamente.

Após uma reunião com o presidente Lula na terça-feira, Haddad destacou que um relatório detalhando a situação por empresa será elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Contudo, ele afirmou que o anúncio do plano não dependerá do detalhamento prévio. “O texto sai hoje. É um plano para atender, especialmente, os pequenos produtores que enfrentam dificuldades em exportar para os Estados Unidos”, comentou.

O ministro enfatizou a necessidade de união entre os governadores, independentemente das diferenças políticas, para proteger os interesses do Brasil. Ele instou os governadores de oposição a serem proativos e abordarem a situação de forma colaborativa, ressaltando a seriedade do momento. “Não podemos ignorar que os Estados estão sendo afetados. Todos os governadores devem agir em defesa do país”, declarou.

Haddad também fez um apelo ao empresariado, pedindo que se mobilizassem para uma defesa mais contundente dos interesses nacionais. “Além de virem a Brasília, devem dialogar com a oposição. Não podemos permitir que divergências políticas prejudiquem o país e nosso crescimento”, concluiu. O cenário exige que todos, independentemente de suas posições, trabalhem juntos em prol do bem coletivo.

Agora, como você vê o papel da união entre governadores e empresários neste contexto? Deixe sua opinião nos comentários! Vamos juntos debater como podemos fortalecer nossa economia!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você