19 agosto, 2025
terça-feira, 19 agosto, 2025

E-books: Kindle pode ganhar concorrente que apoia livrarias locais

Compartilhe

Bookshop.org está testando a versão beta de sua loja de e-books e audiolivrosLançada em 2020, a Bookshop.org surgiu com uma missão clara: apoiar as livrarias independentes e oferecer uma alternativa ao grande comércio dos livros online, como o da Amazon. Agora, com um público fiel, a empresa vislumbra a possibilidade de lançar seu próprio e-reader para e-books.

O CEO da empresa, Andy Hunter, já discutiu a ideia de um financiamento coletivo para viabilizar esse projeto inovador, conforme reportado pelo Android Authority. Curiosamente, uma página dedicada ao novo dispositivo já está em desenvolvimento, como apontado pelo GoodEReader. Apesar de nenhuma confirmação oficial até o momento, os rumores estão se espalhando rapidamente.

Atualmente, a Bookshop.org está em fase de testes com a versão beta de sua loja de e-books e audiolivros no Reino Unido, podendo fazer um lançamento oficial em alguns meses. Se essa iniciativa se concretizar, seria uma grande vitória para os leitores que buscam alternativas às plataformas convencionais, como Kindle, Kobo e Boox, ampliando o acesso a obras em variados formatos.

Cliente escolhe qual livraria irá apoiar no momento da compra
Cliente escolhe a livraria a ser apoiada durante a compra (Imagem: Reprodução)

Mas como funciona essa plataforma que promete revolucionar o mercado? A cada compra realizada, uma parte significativa do valor é destinada diretamente às livrarias independentes. Com mais de US$ 45 milhões (R$ 244,65 milhões) arrecadados desde o seu lançamento, a Bookshop.org se posiciona como um verdadeiro aliado das comunidades locais. O cliente tem o poder de escolher a livraria que deseja apoiar, e todo o lucro vai diretamente para ela.

Além disso, a plataforma incentiva a participação nos lucros para todas as mais de duas mil livrarias cadastradas, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do comércio local. Atualmente, a Bookshop.org opera somente nos EUA, mas também oferece acesso à Bookshop UK, atendendo a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Os e-books estão acessíveis via web e aplicativo para iPhone e Android.

Amazon vende mais de 60% de todos os livros nos EUA
Amazon domina o mercado de livros nos EUA (Imagem: Kittyfly/Shutterstock)

Um dado intrigante revela que 78% dos clientes da Bookshop.org eram consumidores regulares na Amazon antes de fazerem a transição para a nova plataforma. A Amazon controla mais de 60% do mercado de livros nos EUA, o que, de acordo com a Bookshop.org, representa uma ameaça ao futuro das livrarias independentes e à diversidade no consumo literário.

Neste cenário, a evolução do livro digital com o possível lançamento do e-reader da Bookshop.org não é apenas uma inovação tecnológica; é uma tentativa de reverter o ciclo de concentração do mercado e promover a cultura local. O que você acha dessa nova concorrência? Comente abaixo e compartilhe suas opiniões!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você