As emissoras públicas de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) registraram um aumento significativo de audiência em julho, consolidando uma trajetória positiva observada desde o segundo trimestre deste ano, segundo dados da Kantar Ibope Media.
A Rádio Nacional se destacou em diversas capitais. No Rio de Janeiro, a frequência 87,1 alcançou um crescimento impressionante de 28%, consolidando-se como a 15ª rádio mais ouvida na cidade. Em São Paulo, a emissora cresceu 9% em relação ao mês anterior, enquanto no Grande Recife a audiência aumentou 16%. Brasília também viu um acréscimo de 5%, tornando a Rádio Nacional a mais ouvida da região.
As emissoras da Rádio MEC também se destacaram, com um aumento de 7% no Rio, 12% em Brasília e impressionantes 27% em Belo Horizonte, todas em comparação com junho. Esses números refletem o forte compromisso da EBC em oferecer conteúdo de qualidade e diversificado para o público brasileiro.
“Com esse resultado, a EBC reafirma seu compromisso de oferecer ao público brasileiro conteúdos plurais, de qualidade e alinhados à missão de promover cultura, informação e cidadania”, destaca Thiago Regotto, gerente executivo de rádios da EBC.
Recientes levantamentos já indicavam um crescimento nas emissoras da Rádio Nacional durante o segundo trimestre de 2023, com uma média de 27% de aumento na faixa horária das 6h às 19h. Essa tendência positiva foi impulsionada, especialmente, pelo desempenho no Rio de Janeiro e em São Paulo, evidenciando a eficácia da programação em rede.
A Rádio Nacional abrange emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, com medições mensais realizadas pela Kantar Ibope Media. Outros canais, como São Luís (MA) e Tabatinga (AM), também fazem parte da rede, embora ainda não possuam aferição regular.
De 6h às 19h, a Rádio Nacional registrou uma média de 13.982 ouvintes por minuto, representando um crescimento de 27% em comparação ao trimestre anterior. Todas as faixas horárias mostraram aumentos, especialmente durante o dia, que foi o período com o maior avanço percentual.
Em São Paulo, a Rádio Nacional FM 87,1 alcançou 5.729 ouvintes por minuto na faixa de 6h às 19h, refletindo um aumento expressivo de 59%. No horário das 5h à meia-noite, o crescimento foi de 54%. No Rio de Janeiro, o aumento foi de 25%, levando a emissora a uma conquista histórica: entrar para o rol das 15 emissoras mais ouvidas da região metropolitana.
O sucesso na audiência da rádio em Recife, com uma média de 1.476 ouvintes por minuto e um crescimento de 24% no trimestre, também contribuiu positivamente para o desempenho geral da rede.
Gostou do que leu? Compartilhe suas opiniões e deixe seu comentário abaixo!