Um grupo formado por 27 nações, incluindo potências como França, Reino Unido, Alemanha e Chile, se uniu nesta quinta-feira (21) em um apelo a Israel para que permita “o acesso imediato e independente dos meios de comunicação estrangeiros” a Gaza. Em um contundente comunicado, essas nações, integrantes de uma coalizão pela liberdade de imprensa, enfatizam o papel vital dos jornalistas na revelação da devastadora realidade da guerra.
“Os jornalistas e profissionais da imprensa são essenciais para lançar luz sobre o que ocorre em Gaza”, afirmaram os países. Além de clamar por acesso, o texto pede a proteção dos jornalistas que atuam na região, sublinhando a gravidade da situação. A declaração ainda destaca a necessidade de garantir a segurança dos trabalhadores da imprensa em Gaza, Israel, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, considerando que o ataque deliberado contra esses profissionais é completamente inaceitável.
No comunicado, também é expressa uma veemente condenação à violência contra jornalistas, mencionando o alarmante número de mortes, prisões e detenções que têm ocorrido. O fechamento severo, imposto pelo Exército israelense, busca consolidar o controle sobre a Cidade de Gaza, um dos últimos redutos do Hamas, após mais de 22 meses de intenso conflito.
Por fim, a coalizão reafirma a necessidade urgente por um cessar-fogo imediato, a libertação incondicional dos reféns ainda em cativeiro, um fluxo desobstruído de ajuda humanitária e um comprometimento com uma solução de dois Estados, que promova paz e segurança a longo prazo na região.
O que você pensa sobre a situação atual em Gaza e o papel da imprensa nesse contexto? Compartilhe sua opinião nos comentários!