22 agosto, 2025
sexta-feira, 22 agosto, 2025

Dois lotes da vacina Excell 10 podem ter matado quase 200 animais

Compartilhe

Uma tragédia se desenrolou no campo: quase 200 animais, entre ovinos, caprinos e bovinos, podem ter perdido suas vidas devido a reações adversas relacionadas à vacina Excell 10, utilizada para prevenir a clostridiose. Esse alarmante desfecho levou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a tomar medidas drásticas, retirando de circulação os lotes 016/2024 e 018/2024, fabricados pela Dechra Brasil Produtos Veterinários.

O Mapa recebeu a notificação sobre as mortes em 12 de agosto, através da Agência de Defesa Agropecuária do estado do Piauí. No dia seguinte, a análise da situação foi iniciada e, em 14 de agosto, uma fiscalização foi realizada nas instalações do laboratório em Londrina. Apenas um dia depois, uma ordem de apreensão cautelar foi emitida para os lotes suspeitos nas distribuidoras.

Na sequência, o Mapa solicitou ao fabricante um painel de distribuição da vacina em todo o país. Respondendo rapidamente, a Dechra Brasil informou os distribuidores e lojistas sobre a necessidade de suspender as vendas dos lotes em questão. A apreensão, então, começou em 18 de agosto na distribuidora de Teresina (PI), com a coleta de amostras para análise laboratorial.

O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, afirmou que o Mapa está atuando de forma integrada com os órgãos estaduais para identificar a causa das mortes e implementar as medidas necessárias para proteger a produção pecuária. “Ações de fiscalização e investigação seguem em andamento, com inspeções nos estabelecimentos e testes em amostras dos lotes da vacina”, ressaltou o secretário. O processo de investigação tem um prazo previsto de conclusão de 60 dias.

A clostridiose, doença potencialmente fatal, é causada por toxinas de bactérias do gênero Clostridium spp. Os sintomas são alarmantes: inchaço muscular, manqueira, incoordenação motora, rigidez muscular, convulsões e até a conhecida opistótono, onde o corpo se arqueia com a cabeça voltada para trás.

Apesar da situação alarmante, o ministério reafirma a eficácia da vacinação como ferramenta de combate à clostridiose. Em comunicado, a Dechra Brasil reconheceu estar ciente dos relatos de reações adversas e atualmente investiga os incidentes em colaboração com o Mapa. A empresa interrompeu as vendas e está recolhendo os lotes em questão, disponibilizando canais diretos para relatos de reações adversas: 0800 400 7997 ou (43) 991351168.

O que você acha sobre a situação? Você já teve experiências com reações adversas em vacinas? Compartilhe suas opiniões e relatos nos comentários! Sua voz é importante.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você