23 agosto, 2025
sábado, 23 agosto, 2025

BYD na Bahia: governo vai oferecer 1 mil vagas para cursos gratuitos

Compartilhe

Uma novidade empolgante emergiu da Bahia: o governo estadual, em parceria com a montadora chinesa BYD (Build Your Dreams), anunciou a oferta de 1 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Esta iniciativa não só visa ampliar a formação da mão de obra local, mas também prepara os trabalhadores para as oportunidades que surgem na nova era automotiva.

O anúncio foi feito pelo secretário de Trabalho, Emprego, Esporte e Renda, Augusto Vasconcelos, após uma reunião com a Prefeitura de Camaçari, o Senai Cimatec e a Secretaria de Educação. Com o foco em alinhar as habilidades dos profissionais às demandas da BYD, esses cursos estão sendo planejados para oferecer uma capacitação de alta qualidade.

Embora a data das inscrições ainda não tenha sido divulgada, Vasconcelos garantiu que detalhes serão anunciados “em breve”. “Essa é uma oportunidade única e vai ao encontro do nosso esforço coletivo para fortalecer a indústria local”, destacou.

Quais cursos estarão disponíveis?

Os cursos oferecidos incluem áreas essenciais para a atividade automobilística, como:

  • Eletrônica embarcada veicular;
  • Funileiro automotivo;
  • Mecânico eletricista de automóveis;
  • Operador de produção veicular;
  • Soldador automotivo.

Essa não é a primeira vez que o governo baiano se mobiliza para preparar a população local para trabalhar na BYD. No ano passado, foram disponibilizadas 500 vagas de cursos gratuitos, focados em formar profissionais para o processo de seleção da montadora.

Impacto econômico e geração de empregos

A instalação da fábrica da BYD em Camaçari é um marco que promete transformar a economia local. Com um investimento robusto de R$ 5,5 bilhões, a montadora projeta gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

  • Capacidade de produção: A fábrica começará produzindo 150 mil veículos por ano, com planos de dobrar essa capacidade até 2026.
  • Empregos: A expectativa é que a unidade gere mais de 20 mil empregos até 2026, superando a antiga Ford.
  • Expansão: A BYD também considera a possibilidade de aumentar a produção para 600 mil veículos anuais no futuro.

Recentemente, na inauguração da fábrica, foram anunciadas 508 novas vagas de emprego na indústria automobilística. Vasconcelos afirmou que, no ano passado, quase R$ 2 milhões foram investidos na qualificação de mais de 500 profissionais específicos para essa área. “A empresa irá divulgar o calendário do processo seletivo”, garantiu.

Se você está em busca de oportunidades na indústria automobilística, não deixe de ficar atento às novidades sobre os cursos gratuitos e não perca essa chance de se qualificar! Compartilhe esta notícia com amigos que possam se beneficiar e comente suas expectativas sobre os cursos e as vagas!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você