Na tarde desta quinta-feira (28 de agosto), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itamaraju, deflagrou uma operação de grande impacto contra o crime organizado na região. Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas, roubos e porte ilegal de armas de fogo em Itamaraju.
As investigações revelaram que a facção, mesmo com líderes já custodiados no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, continuava a ordenar roubos e comandar o tráfico de drogas no município. O grupo mantinha uma estrutura bem definida: líderes, responsáveis pela preparação e distribuição dos entorpecentes, além de traficantes que faziam a venda direta aos usuários.
Entre os crimes apurados está o roubo a uma loja de materiais de construção, registrado no dia 05 de agosto deste ano. A ofensiva policial também conseguiu frustrar três roubos que estavam sendo planejados contra comércios de cacau e café, setores estratégicos da economia local.
Foram presos Jhoni Pereira da Cruz (24 anos) e Rodrigo Lima dos Santos (26 anos) em Itamaraju, além de Daniel Mota de Santana (30 anos), Elane Gomes Paulo (24 anos) e Lucas Almeida de Souza (25 anos), estes já detidos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Durante a operação, Rodrigo Lima dos Santos, que trabalhava como moto taxista, foi surpreendido em via pública com 133 pinos de cocaína, sendo autuado em flagrante. Ainda no desdobramento da ação, Anna Livia Souza Wasconcelos (26 anos) foi presa em sua residência, também por tráfico de drogas.
A Polícia Civil da Bahia reforça que a operação é parte de uma estratégia de enfrentamento às facções que atuam no Extremo Sul do estado, buscando devolver segurança à população e enfraquecer o poder do crime organizado em Itamaraju.
FONTE: Delegacia Territorial de Itamaraju