29 agosto, 2025
sexta-feira, 29 agosto, 2025

Receita paga nesta sexta-feira quarto lote de restituição do IR

Compartilhe

Logo Agência Brasil

Nesta sexta-feira, dia 29, a Receita Federal libera o quarto lote de restituição do Imposto de Renda de 2025, impactando cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram suas declarações dentro do prazo. Este lote não apenas ajuda a regularizar as contas com o Leão, como também inclui restituições residuais de anos anteriores, totalizando R$ 2,92 bilhões a serem devolvidos.

Dentre os 1.884.035 contribuintes contemplados, a maior parte do reembolso será destinada àqueles que não possuem prioridade, normalmente os que declararam mais tarde. A distribuição das restituições é feita da seguinte forma:

  • 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
  • 312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;
  • 72.434 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 22.841 docentes, cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 13.515 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doenças graves.

A novidade este ano é que, apesar de não terem prioridade por lei, aqueles que usaram a declaração pré-preenchida em conjunto com a opção de receber via Pix agora ganham essa vantagem. A consulta aos valores pode ser realizada no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, ou no aplicativo disponível para dispositivos móveis.

Os pagamentos serão feitos diretamente na conta ou na chave Pix informada na declaração. Para aqueles que não estão na lista, a orientação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o status da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

No caso de não recebimento do valor na conta informada, como por conta de fechamento da conta, o montante ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para agendar o crédito em outra conta, o cidadão pode usar o Portal BB ou contatar a Central de Relacionamento do banco.

Importante: se a restituição não for resgatada após um ano, será necessário solicitar o valor através do Portal e-CAC, seguindo as instruções na seção “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Meu Imposto de Renda”. Não perca a chance de regularizar sua situação e garantir aquilo que é seu!

Você já conferiu se sua restituição está na lista? Compartilhe sua experiência ou tire suas dúvidas nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você