Mais de 500 convidados, entre servidores policiais, autoridades e familiares, lotaram o auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no Centro Administrativo (CAB), na tarde desta sexta-feira (6), para a posse de Bernardino Brito Filho, novo delegado-geral da Polícia Civil. Seu antecessor, delegado Hélio Jorge, entregou a bandeira da instituição ao colega como símbolo da transmissão do cargo.
Em seu discurso de posse o novo delegado-geral Bernardino Brito, destacou que sua gestão terá como principais pilares a valorização do corpo funcional, resgatando no servidor o sentimento de ser policial e deixando claro que não existe distinção de classe entre os pares, o fortalecimento institucional e o aprimoramento das ações de polícia judiciária.
Emocionado, Bernardino prometeu exercer a função com a responsabilidade e a dedicação do servidor que escolheu guardar e proteger o bem maior: a vida. Agradeceu o secretário Maurício Teles a nomeação para o cargo e disse que estava honrado por ter, nos quatro anos de gestão de Hélio, ter contribuído para que a instituição pudesse cumprir as metas preconizadas no Pacto pela Vida.
A solenidade começou às 15 horas com a execução do Hino da Bahia, seguido de um discurso do delegado Hélio Jorge, que desejou sorte ao sucessor. “Foram 1.460 dias de trabalho intenso exercendo a função de forma integrada com outras forças de segurança pública. Agora é necessário dar continuidade aos planos de aumento de efetivo, melhorias nas condições físicas das unidades e capacitação de pessoal”, declarou.
O Secretário da Segurança Pública Maurício Teles deu as boas-vindas ao novo delegado-geral e salientou que “para os próximos quatro anos o nosso desafio será melhorar a estrutura da Polícia Civil e fortalecer o trabalho realizado em conjunto com as outras instituições”.
O secretário também agradeceu o empenho do ex-delegado-geral Hélio Jorge e frisou a importância da criação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) como um marco para a implantação do projeto Pacto Pela Vida. “Apesar das muitas dificuldades, o nosso objetivo de entregar uma Polícia Civil melhor certamente foi cumprido”, enfatizou.
Nesse sentido, o secretário e o novo delegado-geral enfatizaram, em suas falas, a importância da criação do DRACO (Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado), que deverá ser tornar um marco no combate ao crime organizado, assim como ocorreu com o DHPP, no combate aos homicídios. “O DHPP foi o início e com o DRACO vamos dar continuidade ao trabalho de tornar a Policia Civil ainda melhor”, disse Bernardino Filho.
“Implementaremos ações no controle da criminalidade, especialmente no chamado crime organizado, investigando os crimes contra instituições financeiras, a ordem econômica e também trazendo uma garantia de segurança à administração pública”, finalizou o secretário.
Estiveram presentes à solenidade o subsecretário Ary Pereira, o comandante da Polícia Militar, coronel PM Anselmo Brandão, o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Elson Jeffesson, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM José Nilton Nunes Filho, a desembargadora Ivone Bessa, o procurador geral-adjunto, Geder Gomes, o superintendente da Polícia Federal, Fábio Mota Muniz, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Virgílio de Paula, o vereador Geraldo Júnior, e a representante da Defensoria Pública, Vitória Delta.
Por | Ascom-PC