A Gigafactory Texas é considerada a sede global da Tesla. Este é o principal centro de operações da empresa de Elon Musk, além de um dos mais importantes centros de produção de carros elétricos como o Model Y e o Cybertruck.
Apesar disso, o espaço costuma estar envolvido em polêmicas, como a recente demissão de 82 trabalhadores da fábrica. Um anúncio que fortalece a imagem do local como um dos símbolos do delicado momento enfrentado pela companhia.

Possibilidade de novas demissões
Segundo informações da Electrek, a Tesla rescindiu inesperadamente o contrato com a MPW Industrial Services Inc. Esta empresa é especializada em limpeza e gerenciamento de instalações e prestava serviços para a companhia de Musk na Gigafactory Texas. No total, foram desligados 61 técnicos, além de líderes de equipe, supervisores e gerentes.
A fabricante de veículos elétricos garante que a medida não irá afetar a capacidade produtiva da fábrica, mas o recente anúncio aumenta as preocupações em relação a futuras novas ondas de demissões. Lembrando que, em abril de 2024, mais de dois mil funcionários do espaço foram desligados.

O fim da parceria com a MPW Industrial Services Inc. ocorre no momento em que a Tesla registra uma queda importante nas vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos. O mesmo cenário vem sendo registrado em outras partes do mundo, enquanto rivais chineses, especialmente a BYD, têm conquistado mais espaço.
Leia mais
- Tesla lança novidade aguardada na Europa. É suficiente para conter a crise?
- Tesla vai pausar (de novo) produção em fábrica no Texas
- Tesla despenca 40% na Europa, enquanto BYD cresce 225%

Crise interna na Tesla?
- A Gigafactory Texas já havia estado no centro de polêmicas após o anúncio de suspensões de atividades na fábrica.
- Apenas neste ano, foram três paralisações no local.
- A unidade ocupa mais de mil hectares ao longo do Rio Colorado, com quase um milhão de metros quadrados de área fabril.
- Para este ano, a montadora espera entregar entre 355 mil e 360 mil unidades no segundo trimestre, o que representaria queda de 19% a 20% em relação a 2024.
- Até agora, as vendas do Cybertruck atingiram quase a metade de todo o volume vendido em 2024.
- Isso mesmo com a liberação do crédito fiscal de US$ 7,5 mil (cerca de R$ 41 mil) para veículos elétricos concedido pelo governo norte-americano no primeiro trimestre do ano.
O post Tesla demite funcionários da Gigafactory Texas, sede global da empresa apareceu primeiro em Olhar Digital.