17 setembro, 2025
quarta-feira, 17 setembro, 2025

Elon Musk detalha planos da Starship para colonizar Marte em 30 anos

Compartilhe

Elon Musk acredita que em 30 anos teremos o primeiro assentamento no Planeta Vermelho. Crédito: Alones – Shutterstock

Marte sempre foi um enigma, despertando nossa imaginação. De “A Guerra dos Mundos” de H. G. Wells aos filmes de Hollywood, sempre imaginamos invasores marcianos em busca de conquistar nossa Terra. Mas, agora, a narrativa se inverte. Elon Musk afirma que até 2055 poderemos ter um assentamento autossustentável no Planeta Vermelho, desde que solidifiquemos algumas inovações tecnológicas, segundo a revista Space.

Acredito que isso possa ser feito em 30 anos, desde que haja um aumento exponencial na capacidade de carga para Marte a cada janela de transferência, que é a cada dois anos.

Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, em declaração durante o All-In Summit.

Para Musk, a chave está em expandir a capacidade de carga enviada a Marte a cada 26 meses, garantindo que cada missão leve os recursos essenciais para estabelecer um assentamento. Os colonos precisarão ter acesso a insumos para cultivar alimentos, gerar energia e até construir tecnologia como microchips e computadores.

O foguete que pode viabilizar essa visão futurista é a Starship, desenvolvida pela SpaceX. Considerado o maior e mais potente veículo de lançamento já fabricado, a Starship já completou 10 voos bem-sucedidos, com a missão mais recente atendendo todas as metas estipuladas, incluindo o transporte de cargas simuladas para o espaço.

Duas unidades do Starship preparados na base de lançamento
A Starship já realizou 10 voos completos, sendo que no último conseguiu cumprir com todos os objetivos propostos, como levar cargas simuladas de satélites ao espaço. Crédito: luckyluke007/Shutterstock.

Com um design inovador dividido em duas partes – o Super Heavy (propulsor) e a própria Starship (estágio superior) – ambos feitos de aço inoxidável e movidos a oxigênio e metano líquidos, a Starship se destaca pela possibilidade de produção desses combustíveis em Marte. Embora ainda esteja em fase de testes, a próxima versão promete revolucionar o transporte interplanetário.

Para a reutilização total da nave, ainda há muito trabalho a ser feito no escudo térmico.

Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, em declaração durante o All-In Summit.

A nova versão da Starship, planejada para orbitar mais de 100 toneladas, deve desembarcar uma carga 2,5 vezes maior que o Falcon Heavy, e será totalmente reutilizável. Musk aspira criar um futuro em que os humanos possam colonizar Marte, tornando-nos uma espécie multiplanetária e aumentando nossas chances de sobrevivência em situações de emergência na Terra.

Os planos não param por aí. Com a Starship Versão 3, que terá 124 metros de altura e um escudo térmico projetado para resistência e leveza, as expectativas se elevam. Testes não tripulados para Marte estão agendados para o próximo ano, colocando-nos cada vez mais perto dessa nova era de exploração e colonização.

O que você acha dessa revolução espacial que Elon Musk está prometendo? Compartilhe suas opiniões nos comentários e vamos discutir essas inovações que podem mudar nosso futuro!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você