Rod Cauhi é premiado no primeiro festival brasileiro de filmes feitos por IA

0
73

Nesta segunda-feira (15), Rod Cauhi conquistou o prêmio na categoria Comercial do RAIFF – Festival de Inteligência Artificial aplicada ao Cinema do Brasil, primeiro evento do país dedicado às produções feitas por IA. O cineasta foi reconhecido por “Alma Rio: Sonhe Com o Carnaval”, “Lunar Pilot: Dark Side Of The Moon” e “The Price Of Darkness”.

“A adrenalina é imensa. Estar como finalista já é único, mas vencer traz um frio na barriga indescritível. Ontem foi um dia histórico: conquistamos o prêmio com Alma Rio, no Rio de Janeiro, justamente no primeiro festival do Brasil dedicado à IA aplicada ao cinema. Um marco para minha carreira e para o audiovisual brasileiro.”

Rod reforça o peso da conquista. “Esse prêmio é mais um capítulo fundamental na minha trajetória, consolidando a campanha internacional que venho fazendo este ano, passando por festivais em Atlanta, Moscou, Londres, Seul e agora Rio. Ganhar no Brasil tem um sabor diferente, pois é uma chancela única e histórica.”

O corpo de jurados do RAIFF também chamou atenção pelo peso dos nomes envolvidos. Profissionais de destaque da Globo Filmes e da Conspiração Filmes, uma das maiores produtoras do Brasil com mais de 30 anos de história, integraram a avaliação. Entre eles estavam Flavio Fernandes (TV Globo), Claudio Peralta (Conspiração Filmes), Thiago Pires (Costa Brava Studios), Fabricio Baessa (Double Negative), Bruno Pinaud (Clube de Criação do RJ), Arthur Pires (Grupo Dreamers/Artplan) e Rica Barros (Tess AI), reunindo experiência que vai de grandes produções nacionais a Hollywood e inovação em inteligência artificial.

Ele também aponta o maior desafio do trabalho: “Condensar uma narrativa complexa em apenas 30 segundos, mantendo uma linguagem sofisticada, cinematográfica e emocional, fazendo isso apenas com as ferramentas de IA.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui