22 setembro, 2025
segunda-feira, 22 setembro, 2025

HQ criada na Bahia conta a história de um super-herói autista

Compartilhe

 

“O Inigualável Espectro” foi criada por João Victor Dourado, que é pai de dois meninos autistas. Obra que vai ser lançada nesta sexta-feira (26) será distribuída a estudantes de escolas públicas

 

O designer baiano João Victor Dourado tem 38 anos. Foi criança e adolescente nos anos 1990, quando começou a se interessar por quadrinhos e animações, especialmente os X-Men, criados por Stan Lee (1922-2018). Décadas depois, João se descobriu pai de duas crianças autistas: Antônio, que hoje tem 14 anos, e Augusto, de 10 anos. Atento às necessidades dos autistas e, principalmente, ao preconceito de que eles eram vítimas, João Victor decidiu unir a sua paixão por quadrinhos à missão de derrubar estigmas de que seus filhos e outras crianças eram vítimas.

 

Assim, surgiu a graphic novel “O Inigualável Espectro”, que está sendo lançada pela editora baiana Pé de Pitanga, nesta sexta-feira (26), na Escola Dom Avelar Brandão Vilela, na Fazendo Grande do Retiro, em Salvador. Nos dias seguintes, João Victor vai a outras escolas da capital e do interior baiano para entregar os livros gratuitamente aos alunos.

 

*UM SUPER-HERÓI AUTISTA*

 

“O Inigualável Espectro”, com roteiro e criação de João Victor e ilustrações de JH Gabriel, tem o adolescente Theo Torres como protagonista. Estudante do ensino médio, o rapaz está dentro do espectro autista e enfrenta a mudança para uma nova escola. Lá, ele terá que superar preconceitos e a desinformação das pessoas sobre a sua condição especial. Mas isso não impede Theo de se transformar num poderoso super-herói: O Inigualável Espectro.

 

Especialmente por ser pai de dois meninos autistas, João tomou cuidado para não repetir a forma estereotipada com que muitas obras de ficção retratam jovens com essa característica. “Nos filmes ou séries, quase sempre aparecem dois perfis: o gênio excêntrico, como em The Good Doctor, ou o autista retratado de maneira totalmente passiva, sem autonomia.

 

Mas a realidade é muito mais diversa, e a maioria das pessoas autistas está em diferentes pontos desse amplo espectro, com potencialidades e desafios próprios”, explica o autor. “Por isso, criei um Theo que é incrível: ele luta karatê muito bem, é bonito, ‘gostoso’ e faz sucesso com as mulheres. Mas tem também algumas dificuldades que os autistas possuem”, brinca João.

 

Na HQ, Theo mora com a mãe e com o irmão mais novo. O pai abandonou a família e o leitor desconhece o paradeiro dele. “Infelizmente, com frequência, vemos homens abandonarem suas famílias quando eles sabem que têm um filho autista. Sei disso porque muitas mulheres se surpreendem quando me veem acompanhando meus filhos em sessões de terapia ou no médico”, observa João Victor.

 

A graphic novel se passa na cidade fictícia de Nova Magdala, onde uma perigosa gangue assusta os moradores. A surpresa é que um dos membros da facção, Walter, é colega de escola de Theo e não perde uma chance de provocá-lo em sala de aula. Mas tudo muda quando o garoto revela suas habilidades especiais no karatê e decide enfrentar Walter e seus comparsas.

 

*FINANCIAMENTO*

 

A HQ “O Inigualável Espectro” foi financiada com recursos do Edital de Chamamento n. 16/2024 – A Bahia que Escreve, nos termos da Lei n . 4.399/2022, Política Nacional Aldir Blanc e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal e apoio da Fundação Pedro Calmon.

 

Inicialmente, a HQ não será vendida, mas apenas distribuída gratuitamente a estudantes da rede pública e a bibliotecas baianas.

 

*EDITORA PÉ DE PITANGA*

 

A Editora Pé de Pitanga foi criada pela administradora e escritora Eliana Oubiña em 2019, com o objetivo de lançar, no ano seguinte, o primeiro livro da própria Eliana, “Xiii… O que era mesmo?”.

 

Nestes seis anos de existência, a Pé de Pitanga publicou 14 livros e se especializou em lançar títulos que promovem inclusão, diversidade e consciência social, como acontece com “O Inigualável Espectro”.

 

A editora também se destaca por investir em projetos diferenciados e fora do convencional. Entre eles, uma obra biográfica em parceria com o Tribunal de Justiça, em homenagem ao baiano Ilmar Galvão, de origem humilde, que alcançou o mais alto cargo da área jurídica, e o livro em braille “O Colo da Vovó”, inspirado na história da avó da autora, que ficou cega.

 

Outro exemplo marcante é “Mille, a Boneca de Verdade”, escrito pelas irmãs gaúchas Adriana, Eliana e Tatiana Brendler, que hoje vivem em Salvador. Inspirado em uma história real de superação, o projeto transforma em literatura a iniciativa solidária de doar uma boneca de pano a cada unidade vendida, beneficiando crianças em tratamento contra o câncer. Para ilustrar a obra, a editora convidou um artista de uma comunidade quilombola de Bonito, na Chapada Diamantina, valorizando também a diversidade cultural.

 

Com títulos que unem literatura, inclusão e impacto social, a Editora Pé de Pitanga reafirma sua vocação de trazer para os leitores histórias capazes de emocionar, provocar e transformar.

 

*CRONOGRAMA DE LANÇAMENTO DE “O INIGUALÁVEL ESPECTRO” EM SALVADOR* 

 

26/9 – Esc. Dom Avelar Brandão Vilela (Faz. Grande do Retiro)

 

6/11 – Colégio Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão)

 

7/11 – Colégio Estadual Rafael Serravalle (Pituba)

 

27/11 – Escola Municipal São Domingos Sávio (Ondina)

 

A definir – Colégio Estadual Heitor Villa Lobos (Cabula VI)

 

A definir – Colégio Dr. João Pedro dos Santos (Bonocô)

 

*OUTROS MUNICÍPIOS*

 

2/10 – Amélia Rodrigues (Colégio Estadual Amélia Rodrigues)

 

23/10 – Morro do Chapéu (Colégio a definir)

 

A definir – Cachoeira

A definir – Vitória da Conquista

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você