23 setembro, 2025
terça-feira, 23 setembro, 2025

Latam anuncia compra de 24 aviões da Embraer

Compartilhe

Logo Agência Brasil

Em um passo audacioso para o futuro, o grupo Latam anunciou a aquisição de 24 aeronaves da Embraer. Este movimento estratégico inclui também opções de compra para mais 50 unidades, com as primeiras aeronaves previstas para entrega no segundo semestre de 2026.

O valor do acordo é estimado em US$ 2,1 bilhões, destacando o modelo E195-E2, projetado para otimizar as operações regionais da companhia aérea. Com autonomia para voos em escala continental, esse modelo facilitará conexões entre cidades como São Paulo e Lima, ampliando as possibilidades de viagem para os passageiros.

A decisão do LATAM, conforme palavras de Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group, está fundamentada na eficiência e versatilidade do E195-E2. “Essa compra nos permitirá continuar nossa trajetória de crescimento, ampliando a conectividade ao abrir novos destinos e oferecendo mais opções aos nossos passageiros. Isso também ajudará no desenvolvimento econômico e social”,” afirmou Alvo.

A empresa já integra aeronaves da Boeing e Airbus em sua frota. A Embraer, reconhecida como líder na fabricação de jatos comerciais com até 150 assentos, já conta com a Azul entre seus principais clientes.

A celebração desta aquisição ecoou nas redes sociais, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacando que essa ação reforça a posição da Embraer como uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, além de fortalecer a indústria nacional. “Mais emprego, renda e desenvolvimento para o Brasil” foram suas palavras de otimismo.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também se pronunciou, ressaltando que esse investimento irá gerar mais de 2 mil empregos diretos e aprimorar a conectividade aérea no Brasil e América do Sul. “Estamos fortalecendo a aviação regional, essencial para o crescimento do turismo e a geração de novas oportunidades”, declarou.

Além disso, o fechamento da Embraer das taxas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros no final de julho, após a inclusão em uma lista de exceções do governo Trump, foi um marco que favoreceu esse entendimento e planejamento entre as empresas.

As reações do mercado financeiro foram instantâneas: as ações da Embraer subiram 4,63% na B3 e 4,02% na bolsa de Nova York, enquanto a Latam também viu um crescimento de 0,95% em sua valorização. A movimentação das ações reflete a confiança renovada na parceria estratégica entre essas gigantes do setor aéreo.

O que você acha dessa nova fase para o grupo Latam e a Embraer? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos debater sobre o impacto desse acordo no futuro da aviação!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você