24 setembro, 2025
quarta-feira, 24 setembro, 2025

Uma em cada 4 pessoas já pensou em suicídio, alerta pesquisa

Compartilhe

Logo Agência Brasil

Recentemente, uma pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) revelou uma realidade alarmante: uma em cada quatro pessoas entrevistadas confessou ter enfrentado pensamentos suicidas nos seis meses anteriores ao levantamento. Além disso, mais da metade dos participantes expressou o desejo de se isolar ou desaparecer. Esses números não apenas destacam uma crise, mas também enfatizam a necessidade urgente de abordarmos o tema da saúde mental de maneira aberta e urgente.

A pesquisa abrangeu adultos de todas as idades em todas as regiões do Brasil, com o intuito de fortalecer a mensagem da campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. Dados preliminares indicam que 25,2% dos participantes relatam não se sentir bem e 30,9% se sentem tristes ou decepcionados, embora ainda esperem por dias melhores.

A ABP também examinará a disposição das pessoas em buscar ajuda. Surpreendentemente, mais da metade, 54,1%, sabe onde encontrar apoio especializado. Além disso, 50,9% já consultaram um psiquiatra ou psicólogo, o que sinaliza um avanço na conscientização sobre a saúde mental e uma diminuição do estigma em torno desse tema tão sensível.

Na pesquisa, 31,6% dos entrevistados manifestaram interesse em buscar atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em contrapartida, outros 50,9% prefeririam consultar serviços particulares, enquanto 33,8% considerariam utilizar planos de saúde. Esses dados revelam a diversidade de opções e a importância de se ter acesso a cuidados adequados quando necessário.

Se você ou alguém que você conhece está passando por momentos difíceis, é vital lembrar que o apoio está por perto. Conversar com familiares, amigos e educadores pode fazer toda a diferença. O Ministério da Saúde enfatiza a relevância de abrir-se sobre seus sentimentos e a não hesitar em buscar ajuda.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio através de um serviço que atende gratuitamente e de forma sigilosa via telefone (188), e-mail, chat e VoIP, 24 horas por dia. Este é um espaço seguro para quem precisa de escuta.

Se você está em busca de ajuda, considere também:

Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde, UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro e Hospitais. Cada passo em direção ao cuidado é um passo em direção à recuperação.

Vamos conversar sobre isso? Compartilhe sua experiência ou reflexões nos comentários. Sua voz pode ajudar outros a se sentirem menos sozinhos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você