A relação entre o Reino Unido e o Brasil teve início em 1825. Os britânicos foram um dos primeiros países a reconhecer oficialmente a independência brasileira. Quase dois séculos depois, essa parceria diplomática permanece sólida. Para marcar a data, a Embaixada Britânica celebrou a amizade bicentenária em um evento especial no Teatro Nacional Cláudio Santoro. A cerimônia aconteceu nessa quarta-feira (24/9).
Reaberto recentemente, o espaço projetado por Oscar Niemeyer recebeu autoridades, diplomatas e convidados especiais para uma noite marcada pelo intercâmbio entre culturas. O encontro de sotaques diferentes foi acompanhado por sabores típicos do Brasil e do Reino Unido além, é claro, de boa música.


200 anos de amizade entre Brasil e Reino Unido
Quem conduziu a solenidade foi a embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq. Em seu discurso, ela destacou a força duradoura da relação entre os dois países. “É um momento muito especial para o Brasil e o Reino Unido. Essa é uma parceria de longo prazo, com um futuro muito próspero, trabalhando juntos. Não só aqui, não só no Reino Unido, mas também no palco internacional”, comentou.
Segundo ela, a parceria tão bem sucedida entre as nações são orientadas por valores comuns. “Arquitetos do Brasil e do Reino Unido estiveram lado a lado na concepção do edifício da Organização das Nações Unidas. Hoje, nossas nações permanecem lado a lado na construção de um mundo mais justo e uma economia global mais sustentável. Embora os doís paises estejam separados por um oceano, compartilhamos um compromisso profundo, com valores que unem e não dividem, sabendo que o progresso só é mais forte quando incluímos todas as vozes”, frisou.

Futuro próspero
O secretário de Europa e América do Norte do Itamaraty, o embaixador Roberto Abdalla, também esteve presente na cerimônia. Em sua fala, ele ressaltou que o Brasil e Reino Unido têm aprofundado o diálogo em áreas estratégicas e trabalham para elevar a relação a um novo patamar. “Nosso objetivo é fortalecer a cooperação em áreas essenciais, como comércio, inovação, ciência e educação”, afirmou.
O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil–Reino Unido, deputado federal Vinícius de Carvalho, também subiu ao palco e destacou os votos para os próximos anos de colaboração.
“São 200 anos de respeito e parceria, que atravessaram diferentes gerações. Essa celebração não é apenas uma reflexão sobre o passado, mas uma oportunidade para projetar o futuro das nossas relações”, afirmou.


Música e reencontros
Em meio à estrutura magistral do Teatro Nacional Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfônica de Brasília — que integra o corpo artístico do próprio teatro — abriu a cerimônia sob a regência do maestro Claudio Cohen, à frente do grupo há mais de quatro décadas.
“Compositores como William Walton, Ralph Vaughan Williams e Andrew Lloyd Webber são parte das nossas temporadas. Ficamos muito felizes de sermos embaixadores da música e podermos conectar as nossas culturas por meio da nossa orquestra, que é um símbolo da cidade”, comentou.
Na sequência, foi a vez da banda Hey Jude tomar conta do palco com um repertório vibrante dedicado aos clássicos dos Beatles. O público acompanhou cada canção com entusiasmo e animação, cantando junto, batendo palmas e se deixando levar pela energia atemporal do quarteto de rock inglês que atravessa gerações. As delícias oferecidas tiveram a assinatura do buffet Renata La Porta.



Confira os highlights do evento no vídeo, captado por Guilherme Guimarães e com edição de Leonardo Hladczuk: