Timão dominou o primeiro tempo, Yuri Alberto estava em noite pouco inspirada e até pênalti perdeu; Mengão melhorou após tomar gol no começo da etapa final e chegou à vitória no fim do jogo
Ronaldo Barreto/Thenews2/Estadão Conteúdo

Jogadores do Flamengo comemoram o gol de Luiz Araújo, que deu a vitória contra o Corinthians em Itaquera
Em jogo com dois tempos distintos neste domingo (28) em Itaquera, na zona leste de São Paulo, o Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 1 e abriu quatro pontos na liderança do Campeonato Brasileiro. Dos três primeiros, apenas o Mengão somou pontos na 25ª rodada — o Cruzeiro, que ocupa a segunda posição, perdeu para o Vasco, enquanto o Palmeiras, terceiro colocado, foi superado pelo Bahia. A vitória, no entanto, veio a muito custo. Sufocado no primeiro tempo, quando só não foi vazado devido à noite pouco inspirada de Yuri Alberto, o Fla levou um gol no começo da etapa final, mas empatou na base do talento, cresceu após o empate e conseguiu a virada no fim do jogo.
O belo gol do Timão foi marcado, aos 2 minutos do segundo tempo, pelo maior personagem da partida. Após perder chance atrás de chance no primeiro tempo — incluindo um pênalti batido pessimamente com cavadinha, nas mãos de Rossi —, Yuri Alberto recebeu de Gui Negão na esquerda, driblou Léo Ortiz e disparou em direção à área e chutou cruzado, de canhota. Na comemoração, emocionou-se e celebrou junto com a torcida que não largou sua mão após o péssimo primeiro tempo. Com uma saída de bola eficiente e uma marcação encaixada, o Corinthians dominou on Flamengo nos primeiros 30 minutos e empilhou chances, todas desperdiçadas pelo camisa 9.
“Peço desculpas pela cobrança de pênalti, foi um erro meu”, disse Yuri, em nota, sobre a polêmica cobrança com cavadinha aos 14 minutos, muito criticada pela Fiel nas redes sociais. “Felizmente pude marcar depois e tirar esse peso do jejum, que já me incomodava bastante. Sei das críticas que irei receber, com razão. Estou feliz por estar em campo, por ter essa chance. Agradeço de coração pelo apoio da Fiel em todos os momentos, mesmo quando eu errei gritavam meu nome. A emoção foi por esse apoio incondicional. Agora é pensar no próximo jogo e buscar a recuperação junto com o grupo”, afirmou o atacante, que está fora do duelo com o Internacional, na quarta-feira (1º) devido ao terceiro amarelo, tomado após comemoração com a torcida.
O gol, no entanto, acendeu o Flamengo. O time de Filipe Luis ocupou o campo de ataque, começou a rondar a área corintiana até que, aos 10 minutos. Arrascaeta recebeu de frente para o gol e chutou no cantinho. Com um elenco de dar a inveja a muitos times do futebol brasileiro, entre eles o Timão, o rubro-negro lançou do banco atletas como Jorginho, Gonzalo Plata e Luiz Araújo — e esses dois últimos foram fundamentais. Aos 42 minutos, após o auxiliar marcar um duvidoso lateral para o Fla, Plata o cobrou rapidamente para Carrascal, que tocou na medida para o chute certeiro de Araújo: 2 a 1 e festa flamenguista em Itaquera.
Por que o Flamengo venceu o Corinthians?
- O Corinthians foi superior no primeiro tempo e criou diversas chances, mas Yuri Alberto não estava inspirado
- Quando a perna corintiana pesou após intensa marcação, prevaleceu a maior técnica do time do Flamengo
- Enquanto Dorival tinha raríssimas opções de qualidade no banco, Filipe Luís colocou atletas como Jorginho, Plata e Luiz Araújo
- A despeito da polêmica marcação da arbitragem, a desatenção corintiana no lateral rapidamente cobrado foi fatal
Os gols
- Yuri Alberto, do Corinthians, aos 2′ do segundo tempo (chute cruzado de canhota)
- Arrascaeta, do Flamengo, aos 10′ do segundo tempo (chute no cantinho de Hugo)
- Luiz Araújo, do Flamengo, aos 43′ do segundo tempo (chute cruzado de canhota)
Próximos jogos
- Internacional x Corinthians, na quarta-feira (1º), pelo Campeonato Brasileiro
- Flamengo x Cruzeiro, na quinta-feira (2), pelo Campeonato Brasileiro