VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que entrou em contato com o chanceler Mauro Vieira para tratar da situação dos brasileiros a bordo da Flotilha Global Sumud, interceptada por Israel nesta quarta-feira (1º/10). Entre os passageiros estava a deputada federal Luiziane Lins (PT).
Durante a sessão no Plenário da Câmara, Motta detalhou que a parlamentar do PT havia pedido a renovação da licença temporária para cumprir a missão humanitária em Gaza.
“Confesso que a notícia que recebi me pegou de surpresa. Imediatamente liguei para o chanceler Mauro Vieira solicitando todo o apoio do Itamaraty com o contato das autoridades israelenses, visando que a deputada Luziane possa ter suas prerrogativas enquanto parlamentar respeitadas. Bem como os direitos dos demais brasileiros que estão passando por esse momento que a deputada está vivenciando”, disse Motta.
A flotilha conta com ativistas, parlamentares e civis de 44 países e mais de 50 embarcações, incluindo brasileiros. Em comunicado divulgado às 16h desta quarta (horário de Brasília), o grupo disse que a comunicação dos tripulantes foi cortada e que o estado de saúde deles é desconhecido.
Entre as embarcações já interceptadas está o Barco ALMA, em que estava o brasileiro Thiago Ávila e a ativista sueca Greta Thunberg.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?