A tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios, chega à 27ª edição em 2025. Organizada pela Catedral Metropolitana de Brasília, a celebração deste ano terá o tema Maria, Mãe da Esperança.
A programação começa nesta sexta-feira (3/10), com a novena, e contará com celebrações jubilares, show da Banda Colo de Deus, barracas com comidas típicas e várias atrações e novidades.
Confira a programação completa:
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
2 de 6
3 de 6
4 de 6
5 de 6
6 de 6
Ao todo serão 10 dias de evento. A festividade inclui atrações religiosas, culturais e sociais. Haverá celebrações, shows e praça de alimentação. A agenda conta, ainda, com leilão beneficente de quadros, esculturas e pratarias.
O festejo se inicia com a novena, um período de nove dias dedicado à preparação espiritual para o grande dia, 12 de outubro, data da solenidade em celebração à padroeira.
De 3 a 11 de outubro, será realizada a novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, com a Santa Missa diária sendo presidida por diversos sacerdotes e Bispos convidados. As celebrações, do dia 3 ao dia 9, ocorrerão às 19h, dentro da Catedral Metropolitana de Brasília, precedidas pela oração do Santo Terço, às 18h30.
A Catedral tem capacidade para 3 mil pessoas, por isso, para os fiéis que desejam participar presencialmente das novenas dos dias 3 a 9 de outubro é necessário retirar o ingresso gratuito na plataforma Sympla (acesse aqui).
Entre os dias 10 e 12 de outubro, será montado o Espaço da Padroeira na Esplanada dos Ministérios, que será o ponto alto da festa, com cenografia que retrata a ligação de Nossa Senhora com Brasília.
Três peregrinações do Jubileu 2025 também serão realizadas no espaço: Crismados e jovens, crianças e Movimentos Marianos.
Além das missas e orações, a festa traz um calendário diversificado de eventos culturais e esportivos. Entre as novidades, está a Corrida e Caminhada da Padroeira do Brasil, marcada para a manhã do dia 12, já com mais de mil inscritos.
Outra novidade é a Passarela da Fé, uma instalação que permitirá aos fiéis que não podem ir até o Santuário de Aparecida, em São Paulo, uma experiência semelhante de devoção à imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Para os amantes dos animais, o dia 4 de outubro reserva uma missa campal às 9h, seguida de bênção aos pets, em comemoração a São Francisco de Assis. A programação também contará com feira de adoção, exposição de raças e atividades de adestramento.
Todas as informações estão disponíveis no site e redes sociais da Catedral de Brasília.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Cartaz anunciando das Festividades da Padroeira no interior da Catedral Metropolitana de Brasília
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 5
Imagem de Nossa Senhora Aparecida no interior da Catedral Metropolitana de Brasília
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 5
Turistas em frente à Catedral Metropolitana de Brasília
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto4 de 5
Flores em frente à Catedral
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto5 de 5
Brasília (DF), 01/10/25. Fiéis no interior da Catedral Metropolitana de Brasília
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Transmissão do Metrópoles
O Metrópoles estará presente nas homenagens à padroeira do Brasil e fará a transmissão das festividades entre os dias 10 e 12 de outubro no YouTube.
O show da Banda Colo de Deus também vai ser exibido no canal do portal. Além disso, estão programadas as transmissões de missas e dos Jubileus.
A expectativa é de um público expressivo durante toda a programação: cerca de 3 mil pessoas por dia nas missas da novena, 20 mil no Jubileu da Juventude e até 60 mil no dia 12. Toda a festa é aberta e gratuita, com convite aberto a católicos e pessoas de todas as crenças para vivenciarem um momento de fé e comunhão.