Milton Nascimento, aos 82 anos, enfrenta um novo desafio de saúde. O cantor foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), conforme revelou seu filho e empresário, Augusto Nascimento. Para aproveitar momentos juntos antes do diagnóstico, pai e filho decidiram se aventurar em uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, ainda em maio deste ano.
Em conversa com a Revista Piauí, Augusto contou o que o motivou a embarcar na jornada: “Quando vi que meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”.
A rota os levou por Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana, totalizando cerca de 4 mil km em 16 dias. Durante a viagem, Milton se manteve ao lado do filho, escolhendo a trilha sonora que embalou os dias na estrada.
“Meu pai sempre viajou do meu lado, como copiloto”, disse Augusto, que dirigia o motorhome enquanto o pai aproveitava o percurso, ouvindo álbuns dos Beatles.
1 de 5
Milton Nascimento
Reprodução/ Cruzeiro
2 de 5
Milton em sua casa, no Rio de Janeiro, quando recebeu o título da Unicamp
Reprodução/Unicamp
3 de 5
Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa ao cantor Milton Nascimento
Reprodução/Unicamp
4 de 5
Milton Nascimento
Ewerton Pereira
5 de 5
Milton Nascimento
Reprodução
O diagnóstico de DCL, terceiro tipo mais comum de demência, foi confirmado após o retorno ao Brasil. A condição provoca degeneração e morte de células nervosas no cérebro, afetando funções cognitivas e motoras.
Em março, Augusto já havia revelado ao Jornal Nacional que Milton convivia com Parkinson há dois anos, doença degenerativa que impõe limitações à rotina do cantor, mas que não diminuiu sua paixão pela música e pela vida na estrada.