Senado dos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira (3) duas propostas orçamentárias que poderiam encerrar a paralisação parcial do governo federal
EFE/EPA/WILL OLIVER
Secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, voltou a afirmar nesta sexta-feira (3) que a culpa da paralisação do governo dos EUA é dos democratas. “É preciso apenas cinco democratas para fazer a coisa certa”, disse à respeito da nova votação para aprovar o orçamento federal na tarde desta sexta. Em coletiva de imprensa, Leavitt acrescentou que o diretor de Orçamento de Donald Trump, Russell Vought, está discutindo as consequências de uma paralisação contínua e possíveis demissões em massa.
O Senado dos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira (3) duas propostas orçamentárias que poderiam encerrar a paralisação parcial do governo federal. Assim como já havia ocorrido na quarta-feira, republicanos bloquearam um projeto apresentado pelos democratas, que buscava manter benefícios de saúde. Na sequência, a oposição derrubou uma proposta do partido governista.
Nenhum dos textos alcançou os 60 votos necessários, o que garante a manutenção do shutdown ao menos até a próxima semana. Enquanto os democratas defendem a prorrogação de programas de saúde, os republicanos tentam forçar a aprovação do projeto da Câmara, que prevê a reabertura temporária do governo com base nos atuais níveis de gastos.
*Com informações do Estadão Conteúdo