6 outubro, 2025
segunda-feira, 6 outubro, 2025

EUA criticam políticas ‘irresponsáveis’ de Petro e colocam em dúvida renovação de missão da ONU na Colômbia

Compartilhe

Os Estados Unidos criticaram nesta sexta-feira (3) as políticas do presidente colombiano, Gustavo Petro, classificando-as como “irresponsáveis”, e colocaram em dúvida a renovação do mandato da missão política da ONU no país sul-americano. A tensão entre Washington e Bogotá se intensificou após a revogação do visto de Petro, na semana passada. A medida ocorreu depois que o presidente colombiano pediu ao Exército americano que “desobedecesse”, durante um discurso em ato pró-Palestina paralelo à Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Em reunião do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador americano Mike Waltz afirmou que as políticas de Petro “levaram a Colômbia a uma maior instabilidade e violência” e acusou o governo de “minar o progresso rumo a uma paz duradoura”. Waltz também criticou a Missão de Verificação da ONU na Colômbia, criada em 2017 para monitorar o processo de paz com as Farc, acusando-a de ampliar seu escopo “para refletir excessivamente prioridades políticas”, como o apoio a minorias étnicas. Segundo ele, os EUA estão avaliando se continuarão apoiando a iniciativa, cujo mandato expira no fim de outubro.

Apesar das críticas, a maioria dos representantes na reunião destacou a importância da missão, sobretudo diante do risco de violência política em meio à aproximação das eleições presidenciais de 2026. O novo chefe da operação, Miroslav Jenca, ressaltou que a equipe tem atuado na prevenção de incidentes de segurança e na proteção de civis e ex-combatentes. A embaixadora colombiana na ONU, Leonor Zalabata, defendeu a renovação do mandato como “um ato de apoio à Colômbia e ao seu povo”. Já a chanceler do país não participou da sessão, após abrir mão de seu visto americano em meio às tensões diplomáticas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você