TECNOLOGIA
O país é o principal alvo, com 457 das 477 vítimas registradas até agora
Por Redação
09/10/2025 – 10:25 h

Vírus assume o controle do computador –
Fechar
Um novo vírus chamado Sorvepotel está atacando contas do WhatsApp Web, induzindo usuários a baixar arquivos maliciosos que podem assumir o controle do computador e roubar senhas bancárias. O malware também se replica automaticamente, enviando mensagens para contatos e grupos da vítima.
O ataque, identificado pela empresa de cibersegurança Trend Micro, utiliza e-mails como segunda forma de propagação. O nome do vírus vem de uma referência aos servidores usados pelos criminosos, que lembram a expressão “sorvete no pote”. O Brasil é o principal alvo, com 457 das 477 vítimas registradas até agora.
Tudo sobre TECNOLOGIA em primeira mão!
Os criminosos enviam mensagens com supostos comprovantes de pagamento ou orçamentos, pedindo que o usuário abra arquivos ZIP, que contêm comandos maliciosos. Entre os objetivos do vírus estão:
Leia Também:
Segundo a Trend Micro, o malware pode transformar o computador em um “zumbi”, recebendo comandos remotos dos atacantes, sem explorar falhas do WhatsApp. Além de ter dados roubados, o usuário corre risco de bloqueio da conta por envio repetido de mensagens consideradas spam.
O ataque tem foco em usuários corporativos, mas pode atingir qualquer pessoa que use WhatsApp Web. Para se proteger, especialistas recomendam:
- Desativar downloads automáticos no WhatsApp;
- Restringir downloads em dispositivos corporativos;
- Treinar funcionários sobre arquivos suspeitos;
- Confirmar com o remetente por outros meios se o envio foi intencional;
- Abrir links ou arquivos apenas de contatos confiáveis.
O WhatsApp reforça que trabalha continuamente para aumentar a segurança da plataforma e protege as conversas com criptografia de ponta a ponta.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Tags:
Siga nossas redes