Com o resultado, os sul-africanos terminaram na liderança do equilibrado Grupo C das Eliminatórias Africanas, somando 18 pontos, um a mais que Benin e Nigéria, ambos com 17
Reprodução de vídeo Cazé TV / Jogada10

África do Sul está de volta à Copa do Mundo após 16 anos
A África do Sul está de volta à Copa do Mundo após 16 anos. Ausente desde que foi anfitriã em 2010, a seleção sul-africana assegurou sua classificação para o Mundial de 2026 — que será disputado no Canadá, Estados Unidos e México — ao vencer Ruanda por 3 a 0 nesta terça-feira (14), em Nelspruit, e contar com a goleada da Nigéria sobre Benin por 4 a 0.
Com o resultado, os sul-africanos terminaram na liderança do equilibrado Grupo C das Eliminatórias Africanas, somando 18 pontos, um a mais que Benin e Nigéria, ambos com 17. Essa será a quarta participação da Bafana Bafana em Copas do Mundo — o país também disputou as edições de 1998, 2002 e 2010, sempre caindo na fase de grupos.
A vitória foi construída com tranquilidade. Mbatha abriu o placar logo aos cinco minutos, seguido por Appollis e Makgopa, que completaram a festa diante de um Mbombela Stadium lotado. O resultado, somado à derrota de Benin, garantiu a liderança e o retorno da África do Sul ao maior torneio de seleções do planeta. No outro jogo do grupo, a Nigéria, impulsionada por um hat-trick de Osimhen e um gol de Onyeka, também venceu, mas ficou fora da vaga direta e agora depende de resultados para tentar um lugar na repescagem.
Com a classificação, a África do Sul se junta a Marrocos, Cabo Verde, Egito, Senegal, Argélia e Tunísia como representantes africanos já garantidos na Copa de 2026. No total, 23 seleções estão confirmadas no torneio até o momento.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Paula